Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 21 de Abril de 2021, 08:05 - A | A

Quarta-feira, 21 de Abril de 2021, 08h:05 - A | A

Traição

Conheça a história por trás do feriado nacional de Tiradentes

Joaquim José da Silva foi enforcado em praça pública e partes de seu corpo pregados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

Elaine Silva
Capital News

Prefeitura de Itanhatum

Conheça a história por trás do feriado nacional de Tiradentes

Tiradentes

 

Dia 21 de abril, é um feriado nacional em alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira, além de ser considerado ainda patrono das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

A decisão do feriado ocorreu após a Proclamação da República. Sua imagem como militar patriota foi exaltada tanto pela ditadura de 1964-1985 como pelos movimentos de esquerda, que o consideravam um símbolo de rebeldia. Tiradentes foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867, de 9 de dezembro de 1965. O título é uma homenagem às pessoas que se destacaram fazendo algo de extrema valia para o país.

Quem é Tiradentes?
Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Era um militar no posto de Alferes e também atuou como dentista. Por isso, o apelido. Historiadores divergem se ele realmente foi o principal líder da Inconfidência Mineira.  Foram feitas diversas prisões e julgamentos.

Traição
Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789. De acordo com o Diário de Goiás, o objetivo era fazer, no chamado dia da “derrama” (em que eram cobrados da população os impostos atrasados), um protesto, alertando as pessoas sobre o plano de libertação e em seguida prendessem o governador Visconde de Barbacena. Mas o plano não deu certo. Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.

Pintura/Aurélio de Figueiredo

Conheça a história por trás do feriado nacional de Tiradentes

Enforcamento de Tiradentes


Morte
Na manhã de 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro. Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”. Partes de seu corpo foram expostas nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados. Estudiosos defendem que essa foi uma manobra de Portugal para desmerecer o movimento da Inconfidência Mineira Mineira e dar a entender que tudo não passou de uma aventura de um “dentista desequilibrado”.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992


 

Comente esta notícia

Vaqueirinha Vaqueiro De Sola De Sapato 23/04/2022

Gostei é uma historia incrível

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS