Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 09:54 - A | A

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 09h:54 - A | A

122 anos da Capital

Capital completa 122 anos de história e desenvolvimento

Campo Grande cidade morena e a quarta maior capital do Brasil

Laryssa Maier
Capital News

Roberto Higa

Parabéns, Campo Grande!

Complexo universitário em 1981 Cidade Universitária e o Estádio Morenão.

Nesta quinta-feira, dia 26 de Agosto de 2021, Campo Grande completa 122 anos. A cidade está situada em uma área privilegiada geograficamente, localizada no centro de Mato Grosso do Sul, equidistante de seu extremo norte, sul, leste e oeste; está também localizada sobre o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai, o que facilitou a construção das primeiras estradas que até aqui chegaram ou que daqui partiram. Esta posição em muito contribuiu para que se tornasse a grande encruzilhada ou polo de desenvolvimento da vasta região.

 

Campo Grande foi fundada pelo mineiro José Antônio Pereira, natural de Monte Alegre, Minas Gerais. Ele chegou com sua comitiva à cidade em 21 de junho de 1872 e se estabeleceu na confluência dos córregos Prosa e Segredo.

Divulgação / Arca

117 anos de estilo e diferentes Projetos Arquitetônicos que tornam única Campo Grande

Rua José Antônio com Av Dr. Rodolfo José Pinho em 1939

 

De acordo com o IBGE, há duas versões sobre a origem do nome de Campo Grande. A primeira é a existência de um vasto campo na região Sudoeste do município e a segunda versão é de que José Antônio Pereira dizia para os visitantes que "O campo é grande".

 

Devido ao seu solo avermelhado e seu clima tropical, a cidade é carinhosamente chamada de “Cidade Morena”. O clima em Campo Grande tem predominância do tipo tropical continental, marcado por uma estação quente e úmida e outra amena e seca que se concentra entre junho e agosto. 

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de primavera, clima, flor, inseto

 

 

É a quarta maior capital do Brasil em área, além de ser a cidade sul mato-grossense mais populosa, reunindo atualmente um contingente de 906.092 habitantes, o que representa 32% da população estadual. 

Divulgação/PMCG

Campo Grande

 

 

Francisco Mestre foi o primeiro intendente do município de Campo Grande. O início do seu mandato se deu por volta de 1899 e teve fim em 1904. Nomeado interventor-geral interino até 1902, quando neste ano, é eleito intendente Bernardo Franco Baís, tendo como vice o próprio Francisco Mestre. Bernardo recusou-se tomar posse, e então, Francisco Mestre permaneceu no cargo. A localidade foi elevada à condição de município em 1889, com o nome de Santo Antônio de Campo Grande e mais tarde somente Campo Grande.

 

Campo Grande passou pela mão de 63 prefeitos, atualmente a Capital está sendo administrada pelo sexagésimo quarto, Marquinhos Trad, eleito em 30 de outubro de 2016 (2º turno) e reeleito em 15 e novembro de 2020 (1º turno).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS