Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Junho de 2026


Legislativo Segunda-feira, 22 de Junho de 2026, 10:47 - A | A

Segunda-feira, 22 de Junho de 2026, 10h:47 - A | A

Assembleia Legislativa

ALEMS realiza homenagem à Fiocruz e celebra expansão da instituição em Mato Grosso do Sul

Solenidade ocorre na mesma data da inauguração da nova unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da instituição em Campo Grande

João Gabriel Vilalba
Capital News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta segunda-feira (22), a partir das 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia, uma sessão em homenagem e reconhecimento ao legado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A solenidade ocorre no mesmo dia da inauguração da nova sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da instituição em Campo Grande.

A homenagem, proposta pela deputada Gleice Jane (PT), reconhece a trajetória da Fiocruz e sua contribuição histórica para a ciência, a pesquisa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reunirá pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes, representantes de instituições públicas e autoridades para celebrar o papel desempenhado pela Fundação Oswaldo Cruz na produção de conhecimento científico e no desenvolvimento de soluções voltadas à saúde da população brasileira.

Para Gleice Jane, reconhecer a Fiocruz é também reafirmar a importância da ciência como ferramenta de transformação social e de redução das desigualdades.

"A Fiocruz representa o que o Brasil tem de melhor na produção científica voltada para as pessoas. É uma instituição que salva vidas, forma profissionais, produz conhecimento e fortalece o SUS. Reconhecer esse legado é reconhecer a importância da ciência pública para o desenvolvimento do nosso país", afirmou a deputada.

A homenagem acontece em um momento simbólico para Mato Grosso do Sul. Na manhã desta segunda-feira, Gleice também participará da inauguração da nova sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz no Estado. A estrutura representa a maior expansão da instituição em território sul-mato-grossense e amplia sua capacidade de atuação em áreas estratégicas, como vigilância em saúde, biodiversidade, doenças infecciosas, saúde única e inovação tecnológica.

A nova unidade contará com laboratórios de entomologia, biologia molecular, biodiversidade, imunofarmacologia e sequenciamento genético, além de espaços destinados à formação de pesquisadores e ao desenvolvimento de projetos estratégicos para o SUS.

Segundo a parlamentar, a realização das duas agendas no mesmo dia reforça a importância dos investimentos em ciência e inovação.

"Mato Grosso do Sul vive um momento importante. Enquanto celebramos a chegada de uma estrutura moderna de pesquisa ao Estado, também fazemos questão de reconhecer a trajetória de uma instituição que há décadas contribui para a saúde pública brasileira. Não existe desenvolvimento sem conhecimento, e não existe saúde pública forte sem ciência", destacou.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS