Ricardo Stuckert/PR

Brasília (DF), 10/07/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista no Palácio da Alvorada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela queda de um avião de pequeno porte ocorrida na noite de terça-feira (23), em Aquidauana, a cerca de 150 quilômetros de Campo Grande.
Em nota, Lula afirmou ter recebido a notícia com tristeza e destacou a relevância de uma das vítimas, o arquiteto chinês Kongjian Yu, 62 anos, referência internacional em soluções urbanísticas para enfrentar os efeitos da mudança climática. “Em tempos de crise ambiental, Kongjian Yu se tornou símbolo mundial com as cidades-esponja, que combinam qualidade de vida e proteção ao meio ambiente — algo essencial para o futuro”, escreveu. O presidente também prestou condolências às famílias e amigos de todas as vítimas.
Reprodução/Redes Sociais; Academia Brasileira de Cinema; CAUBR

Da esquerda para direita: Marcelo Pereira de Barros, piloto; proprietário da aeronave Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta; Kongjian Yu, chinês considerado um dos maiores arquitetos do mundo e Rubens Crispim Jr., cineasta
As vítimas
Além de Kongjian Yu, morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, 59 anos, o cineasta Luiz Fernando Ferraz, 42, e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr., 51. O avião era um Cessna Aircraft 175, de prefixo PT-BAN, pertencente ao próprio piloto.
• Saiba mais sobre o Acidente aéreo com Kongjian Yu e Cineastas
Investigações
Equipes do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estiveram no local coletando informações e materiais para apurar as causas da queda.