Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Executivo Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 13:28 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 13h:28 - A | A

Metas

Mato Grosso do Sul avalia contratos de gestão com metas para Secretarias Estaduais

Primeira reunião destaca engajamento e progresso nos projetos pactuados para 2024

Vivianne Nunes
Capital News

Com metas estabelecidas para todas as Secretarias Estaduais, começaram nesta terça-feira (28) as reuniões sobre o andamento dos contratos de gestão assinados com o Governo de Mato Grosso do Sul. Os documentos definem indicadores específicos para cada secretaria.

Este ciclo de reuniões vai até junho, sendo o primeiro encontro marcado pela participação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, da adjunta Ana Carolina Nardes, e de representantes das autarquias e fundações ligadas à Segov. Durante as reuniões, são apresentados os percentuais de execução dos projetos elaborados para análise e avaliação da evolução das metas pactuadas para este ano.

A Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) orienta as unidades gestoras, e o secretário Thaner Nogueira destacou que o ritmo dos projetos está dentro do previsto. "Os gerentes estão bem engajados tanto na parte técnica quanto na parte estratégica. Também foi um teste para o modelo. A gente precisa ter reuniões cada vez mais objetivas e conseguimos fazer uma reunião produtiva em menos de uma hora com a segunda maior Secretaria em número de projetos", afirmou.

Neste ano, 38 contratos de gestão foram assinados pelas unidades gestoras, resultando na elaboração de 278 projetos que serão desdobrados em 813 entregas. Todas as iniciativas, incluindo capacitações, editais de licitação, desenvolvimento de parcerias, adequações a leis e projetos de investimentos, estão alinhadas com o plano estratégico de governo, o Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Monitoramento e Resultados
No início de cada ano, secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias assinam um documento com o governador Eduardo Riedel, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades de cada pasta. Essas iniciativas visam melhorar os serviços públicos e oferecer entregas de maior qualidade aos cidadãos. Ao final do ciclo, é avaliado se todas as metas foram concluídas.

Desenvolvido desde 2015 no Estado, o programa de contratos de gestão é sinônimo de sucesso e reconhecimento nacional, tendo vencido o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Destaque Boas Práticas.

"O contrato de gestão é um processo de transformação de cultura, não é mais uma burocracia, mas sim um instrumento para mudar a vida das pessoas. Um documento sério, que dirá o que o nosso governo se propõe a fazer em cada pasta. Nosso foco são as entregas ao cidadão", destacou o governador Riedel na ocasião.

Em 2023, o primeiro ano da gestão Riedel, as secretarias cumpriram 92% dos projetos propostos no contrato de gestão, um resultado considerado extremamente positivo, demonstrando o empenho das pastas em trazer inovações e entregas mais qualificadas para a população.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS