Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Executivo Sábado, 30 de Novembro de 2024, 08:21 - A | A

Sábado, 30 de Novembro de 2024, 08h:21 - A | A

Carnaval 2025

Governo do Estado investe R$ 1,32 milhões no Carnaval de Corumbá

O carnaval de Corumbá é considerado o maior e mais organizado da região Centro-Oeste

Viviane Freitas
Capital News

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta sexta-feira (29), um importante passo para a cultura e a economia do estado com a assinatura de um termo de fomento para o carnaval de Corumbá 2025. O acordo, celebrado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), vai beneficiar a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e a Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá).

O investimento total de R$ 1,32 milhão tem parte do recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira. O carnaval de Corumbá é considerado o maior e mais organizado da região Centro-Oeste, destacando a riqueza cultural do estado e gerando impacto positivo na economia local, com estímulo ao turismo e à geração de empregos.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a valorização de eventos culturais. "Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”, afirmou o secretário.

O deputado federal Beto Pereira também destacou a importância do carnaval para a tradição local. "O carnaval já está no sangue dos corumbaenses, é uma tradição da população. Se não tem carnaval em Corumbá, deve ser uma espécie de velório. É impossível pensar Corumbá sem o seu carnaval", afirmou o deputado, enfatizando o papel do poder público na organização do evento.

O presidente da Liesco, Victor Raphael Almeida, afirmou que o repasse é fundamental para a organização antecipada do carnaval. "Esse recurso possibilita um planejamento mais eficaz, melhorando a qualidade da festa e permitindo às escolas de samba investir em materiais, contratar profissionais e criar desfiles de luxo", explicou Almeida. Além disso, Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, destacou que o aumento do repasse impulsiona a economia local, gerando empregos e fomentando o turismo, com impacto direto na vida dos corumbaenses e no comércio local.

O carnaval de Corumbá, programado para os dias 2 e 3 de março de 2025, contará com a participação de dez escolas de samba e diversos blocos carnavalescos. A preparação já começou, com o sorteio da ordem de apresentações realizado em setembro. A Império do Morro, atual campeã, buscará defender o título no desfile. Além das escolas de samba, os blocos oficiais, independentes e de sujos também marcarão presença, garantindo a grandiosidade da folia corumbaense.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS