Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 16:13 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 16h:13 - A | A

Rio de Janeiro

Incêndio em hospital teve 11 mortes confirmadas

Investigações apontam que como iniciou em gerador

Elaine Silva
Capital News

Fernando Frazão/Agência Brasil

Incêndio em hospital teve 11 mortes confirmadas

Pacientes foram transferidos para outros hospitais

O incêndio no Hospital Badim, Rio de Janeiro, teve 11 mortes confirmadas nesta sexta-feira (13) pelo diretor da instituição Fábio Santoro. Segundo os primeiros relatos da investigação o fogo teria iniciada em um gerador de energia.  O incêndio aconteceu na última quinta-feira (12). 

 

“Em primeiro lugar, a diretoria do Hospital Badim expressa sua profunda tristeza e se solidariza com as pessoas atingidas. Nós agradecemos a grande rede de solidariedade que se formou desde ontem e vem se fortalecendo. Incluindo vizinhos, profissionais de saúde e familiares. Os nossos colaboradores atuaram ao longo de toda a noite e madrugada, arriscando suas vidas para salvar os nossos pacientes. Todos os recursos humanos e materiais ao nosso alcance foram dedicados a esse resgate, extremamente difícil, que exigiu a remoção dos pacientes em condição de saúde delicada”, disse o diretor, ao ler o comunicado do hospital para jornalista, segundo a Agência Brasil

 

Santoro ainda relatou que  todos os protocolos de emergência em casos semelhantes foram respeitados e executados. Dos 103 pacientes que estavam no local no momento do fogo, 77 seguem internados em 12 instituições de saúde na cidade. Mais 14 foram levados para suas casas. E 20 funcionários e acompanhantes seguem internados.

 

As investigações devem ser retomadas no sábado (14), pois o subsolo do hospital está  alagado. A água terá que ser drenada para que as equipes prossigam na investigação das causas do fogo. 

 

Equipamentos 

A Polícia Civil recolheu os aparelhos de imagem do circuito interno do Hospital Badim com o  objetivo, segundo o delegado Roberto Ramos, da 18ª Delegacia de Polícia, é verificar se as imagens captadas registraram o início do fogo. Também está sendo investigado se houve um pico de luz, que possa ter afetado um dos geradores de energia, que teria explodido, segundo testemunhas que estavam no local

 

Interdição

"Interditamos uma parte da garagem, porque há probabilidade de queda de uma parte do revestimento", disse o coordenador de Operações da Defesa Civil do Município, Sérgio Gomes. Outra ala do hospital, recém-inaugurada, que não foi afetada, está liberada. Uma casa particular, nos fundos do Badim, foi interditada parcialmente, pois sofreu danos leves. O edifício residencial ao lado, que chegou a ser totalmente interditado ontem, já foi liberado aos moradores, com exceção de uma parte da garagem.

 

Presidente 

“O presidente declinou a solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio ocorrido lá no Rio de Janeiro e coloca o governo federal, observados os aspectos legais, à disposição para ajudar no que for necessário”, disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, durante coletiva sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS