Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Julho de 2025


Polícia Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 16h:42 - A | A

Investigação

Senad apreende 1,3 tonelada de maconha e descobre laboratório sofisticado na fronteira

Ação em Pedro Juan Caballero revela estrutura moderna para extração e purificação de entorpecentes

Elaine Oliveira
Capital News

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai apreenderam, nesta segunda-feira (22), cerca de 1.366 quilos de maconha prensada em uma residência no bairro Maria Victoria, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande (MS). A informação foi divulgada pelo jornal ABC Color.

Durante a operação, os agentes encontraram 75 sacos cheios de maconha, além de um frasco com extrato líquido da droga, que pesava 5,8 quilos. Segundo a Senad, o local funcionava como um laboratório sofisticado para extração e purificação da substância, equipado com aparelhos modernos e, em alguns casos, desconhecidos até mesmo pelos próprios agentes.

Foram apreendidos pipetas e funis de vidro de diversos tamanhos, um recipiente cilíndrico para nitrogênio líquido, equipamento de refrigeração industrial para destilação, além de uma torre de testes com sistema de resfriamento integrado e três bombas de teste metálicas.

De acordo com o chefe da operação, Celso Morales, o laboratório revela um nível de sofisticação incomum. “Parte dos equipamentos era desconhecida até mesmo para os nossos especialistas”, destacou. Os elementos apreendidos foram coletados para auxiliar na identificação dos responsáveis pela estrutura e pela droga.

A operação reforça o alerta sobre o avanço do narcotráfico com uso de tecnologia na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, especialmente em áreas como Pedro Juan Caballero, frequentemente usadas como base logística para o tráfico de entorpecentes. As investigações seguem em andamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS