A Operação Falcão, realizada entre abril e maio deste ano pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi encerrada com sucesso. O objetivo principal da ação foi prevenir e combater crimes nas áreas rurais, como abigeato (furto de gado), roubos e furtos de maquinários agrícolas, usando dados criminais e inteligência policial para atuação eficiente.
Coordenada pelo Batalhão de Polícia Militar Rural, a operação teve alcance em todo o estado, com reforço em municípios como Sonora, Terenos e Sidrolândia. Contou ainda com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, Serviço de Inteligência, Coordenadoria de Policiamento Aéreo e unidades locais, garantindo uma atuação integrada e multidisciplinar.
Um dos destaques da ação foi o uso da aeronave Harpia 01, equipada com armamentos, dispositivos de rastreamento tático e sensores de visão noturna. A tecnologia e o apoio aéreo foram essenciais para a prevenção e o sucesso da operação. Como resultado, foram recuperados 30 cabeças de gado, 4 armas de fogo apreendidas, 6 foragidos capturados e quase 800 kg de drogas retiradas de circulação.
A Operação Falcão faz parte do Programa Campo Mais Seguro, que visa fortalecer a segurança no meio rural com ações como a Rede de Vizinhos em Alerta, visitas técnicas e mapeamento de áreas vulneráveis. A participação da comunidade é fundamental, e denúncias podem ser feitas pelo Disque 181, além do contato direto com o Batalhão de Polícia Militar Rural pelo WhatsApp (67) 99202-1116.