Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 07 de Outubro de 2025


Polícia Terça-feira, 07 de Outubro de 2025, 07:56 - A | A

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025, 07h:56 - A | A

Nova Ferramenta

Câmeras são aliadas da PM na prevenção de crimes em todo o Mato Grosso do Sul

Atualmente, 123 câmeras do tipo PTZ estão em funcionamento, e outras seis devem ser instaladas em breve

Viviane Freitas
Capital News

O sistema de videomonitoramento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vem se tornando uma ferramenta importante no combate ao crime e na prevenção de ocorrências. As câmeras permitem acompanhar ações em tempo real, identificar suspeitos e apoiar investigações. Em muitos casos, têm ajudado a recuperar veículos roubados e até encontrar pessoas desaparecidas.

“Com o videomonitoramento, conseguimos agir com mais rapidez e eficiência. A tecnologia virou aliada do nosso policiamento”, destacou o governador Eduardo Riedel durante o evento Comunitas, em São Paulo. Ele explicou que a iniciativa só foi possível com a criação da Infovia Digital, uma rede de fibra ótica que conecta todos os municípios do Estado.

Atualmente, 123 câmeras do tipo PTZ estão em funcionamento, e outras seis devem ser instaladas em breve. Além disso, 28 câmeras OCR, que leem placas de veículos, também fazem parte do sistema. Os equipamentos estão distribuídos em locais estratégicos como praças e rodovias estaduais, com parte deles em Campo Grande.

A vigilância é coordenada pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e pelo BPMRv (Batalhão da PM Rodoviária) na Capital. No interior, a responsabilidade é dos Comandos de Policiamento de Área. Com isso, todo o território estadual está coberto e há integração entre as diferentes unidades da PM.

A tecnologia aplicada na segurança pública faz parte de uma política estadual que busca mais eficiência nos serviços. Segundo Riedel, “o investimento em inovação não só moderniza o trabalho das forças de segurança, como também melhora a vida da população”. O sistema começou a funcionar em Campo Grande no dia 4 de agosto.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS