O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado da avaliação documental do Processo Seletivo Simplificado para o Curso de Capacitação Profissional de Bombeiro Temporário. O certame oferta 230 vagas para o curso de formação, que visa o ingresso na graduação de soldado auxiliar de operações.
De acordo com o edital, os candidatos considerados inaptos poderão interpor recurso até o dia 23 de outubro de 2025, exclusivamente por e-mail, no endereço [email protected]. O recurso deve ser enviado em formato PDF, com a assinatura do candidato, que pode ser digital.
O CBMMS reforça que não serão aceitos recursos presenciais, enviados por correio, fax ou outros endereços eletrônicos, bem como fora dos prazos e padrões estabelecidos. Além disso, os recursos não terão efeito suspensivo e não alterarão o cronograma das próximas etapas do processo seletivo.
230 vagas e ampla atuação
Os soldados temporários irão atuar em apoio aos bombeiros de carreira, com atribuições que incluem:
Combate a incêndios urbanos e florestais;
Atendimento pré-hospitalar e resgate de pessoas e bens;
Prevenção de afogamentos e ações de defesa civil;
Atendimento a emergências com produtos perigosos;
Serviços administrativos e gestão de riscos;
Atendimento em centrais de comunicação.
O salário previsto é de R$ 3.815,88. Para concorrer, os candidatos precisaram comprovar ensino médio completo, idade entre 18 e 40 anos, além de estar quite com as obrigações militares e eleitorais.
As vagas estão distribuídas em 30 municípios, incluindo Campo Grande (46), Nova Andradina (12), Porto Murtinho (12), Santa Rita do Pardo (14), Aparecida do Taboado (11) e Chapadão do Sul (10).
O processo seletivo registrou 3.588 inscritos, o que representa média de 15,6 candidatos por vaga. O edital também apresenta o resultado da análise dos recursos interpostos na fase anterior.