Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Outubro de 2025


Capacitação Domingo, 26 de Outubro de 2025, 14:06 - A | A

Domingo, 26 de Outubro de 2025, 14h:06 - A | A

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

IFMS abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de Mato Grosso do Sul

Formações em Espanhol, Inglês e Libras terão início no primeiro semestre de 2026, com certificação nacional

Viviane Freitas
Capital News

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio do Cenid (Centro de Idiomas), está com inscrições abertas para cursos presenciais e gratuitos de Espanhol, Inglês e Libras. As aulas ocorrerão nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, com início previsto para 9 de fevereiro de 2026. Ao todo, são 318 vagas distribuídas entre turmas iniciantes e em andamento, voltadas à comunidade interna e externa da instituição.

Os cursos são organizados em dois módulos: básico (níveis I a III) e intermediário (níveis IV a VI), cada um com duração de três semestres. Ao final da formação, os participantes recebem certificação nacional de competência linguística. Pelo menos 75% das vagas são reservadas a estudantes e servidores do IFMS, conforme a Política de Internacionalização da instituição.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 19 de novembro pela Página do Candidato na Central de Seleção. Quem não tiver acesso à internet pode utilizar os computadores disponíveis no setor de Cerel (Central de Relacionamento) do campus. A lista preliminar de inscritos e a convocação para o teste de nivelamento sairão em 21 de novembro, enquanto o sorteio eletrônico que definirá os selecionados ocorrerá em 12 de dezembro.

Para candidatos que já possuem conhecimento prévio do idioma, haverá teste de nivelamento on-line entre 24 de novembro e 1º de dezembro, com resultado divulgado em 8 de dezembro. As matrículas on-line da primeira chamada poderão ser feitas entre 12 e 16 de janeiro, e a segunda chamada, se houver vagas remanescentes, será realizada de 26 a 30 de janeiro. Mais informações sobre turmas e edital estão disponíveis no site do IFMS, e dúvidas podem ser enviadas para [email protected]
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS