Alphaville Empresarial
José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan
Há uma demanda muito forte por novos talentos nesse novo agronegócio. Uma pesquisa realizada pela Flow com a revista Isto É Dinheiro Rural apontou que o setor passa por uma profunda evolução: 36% dos pesquisados concordam ser muito difícil encontrar profissionais para vagas de liderança no ramo.
O agronegócio tem porteiras abertas para, por exemplo, jovens formados em mecanização de agricultura de precisão. Uma alta tecnologia embarcada nos tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores, totalmente acessados por computação, satélites, GPS e sensores.
Para a liderança das empresas, a diversidade de conhecimentos passa a ser fundamental, pois o que se planta envolve agora o como se planta e o como se criam os animais. E isso envolve as percepções desde os sentimentos dos consumidores finais desses produtos até a forma com a qual se comanda os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de sementes, máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas.
O agronegócio segue crescendo mesmo em meio à crise e a confusão de governança nacional e, por ser globalizado, está exposto a métricas e indicadores elevadíssimos de competitividade.
Ou seja, o agronegócio é um ótimo campo para novas carreiras, e para quem deseja sair das cidades grandes e ir para o novo interior brasileiro. E essa mobilidade representa 75% das dificuldades para as vagas no setor.
A ESPM, com a faculdade de Nantes na França, por exemplo, tem um MBA em agronegócio com dupla diplomação. Jovens do mundo todo vem ao Brasil e jovens brasileiros vão para a Europa. Agronegócio significa pessoas mobilizáveis e globalizáveis.
*José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.
• • • • •
A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News |

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)