Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 20 de Agosto de 2026


Nacional Sábado, 02 de Setembro de 2023, 09:56 - A | A

Sábado, 02 de Setembro de 2023, 09h:56 - A | A

Índice de Confiança na Indústria (ICI)

Confiança da Indústria cai pelo segundo mês consecutivo

Este é o pior resultado desde agosto de 2020

Brasil 61
Luigi Mauri

Governo do Espírito Santo/Divulgação

Confiança empresarial sobe 1,5 ponto e atinge maior nível do ano

..

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) cedeu 0,5 pontos em agosto, para 91,4 pontos. Este é o pior resultado desde agosto de 2020 (89,8 pontos).

Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,5 ponto, para 92,4 pontos.

Houve queda da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem.

Para especialistas da Fundação Getúlio Vargas, a FGV, os resultados mostram que os empresários ainda continuam bastante afetados pela conjuntura macroeconômica atual de taxa de juros elevada e alto endividamento das famílias.

Segundo eles, isto dificulta a recuperação da demanda e mantém as empresas com nível de estoques alto, principalmente nos segmentos produtores de bens de consumo.

O resultado apresenta piora das avaliações sobre a situação atual, enquanto as expectativas em relação aos próximos meses se mantêm estáveis.

Acerca da situação atual da economia, o que mais influenciou a queda no mês foi a percepção dos empresários sobre a situação presente dos negócios.

Em menor proporção, o indicador que mede o nível atual de demanda também caiu.

Já o nível de estoque diminuiu levemente — o que é bom para a economia. Este resultado acontece após três sequências negativas. O nível de estoques está acima do esperado, ainda com os efeitos do lockdown que a economia sofreu.

Com relação às expectativas, há uma melhoria das perspectivas sobre a produção e para as contratações nos próximos três meses seguintes, mas um aumento do pessimismo em relação às perspectivas dos negócios num horizonte maior, de seis meses.

A tendência dos negócios para os próximos seis meses, após duas altas consecutivas, caiu.

Por outro lado, o indicador de produção prevista subiu, recuperando parte das perdas sofridas em julho. O indicador que mede as perspectivas sobre as contratações também cresceu e se mantém em patamar otimista.

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria se manteve relativamente estável.

Para o segundo semestre, há a expectativa de um nível de atividade morno, porém com possíveis melhorias no mercado de trabalho na macroeconomia, o que pode influenciar positivamente o setor da indústria.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia, FGV IBRE.


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS