Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Nacional Sábado, 20 de Dezembro de 2008, 12:02 - A | A

Sábado, 20 de Dezembro de 2008, 12h:02 - A | A

Concursos públicos podem abrir 100 mil vagas em 2009

Da redação (LM)

O calendário de concursos de 2009 pode ser um dos que mais vai possibilitar a contratação de novos servidores públicos. Nos estados, municípios e no governo federal, há vagas abertas para condutores de trator, professores, médicos, agentes de trânsito e juízes substitutos entre outras carreiras. O número de vagas disponíveis pode passar de cem mil, dependendo dos novos editais que os conscurseiros esperam que saiam ainda neste ano.

Desse total, cerca de três quartos (75 mil vagas) foram anunciadas pelo governo de São Paulo para a contratação de professores efetivos, o que ainda não foi formalizado. Até esta terça-feira (14) a secretaria ainda nem havia mandado o projeto de contratação à Assembléia Legislativa.

Outras 11,7 mil vagas, também da Secretaria da Educação paulista, são para agente de organização escolar, com salário de R$ 654. Entre os concursos que já têm edital publicado, esse é o que tem mais oportunidades.

Entre os concursos que já são fato, um dos mais cobiçados é o da AGU (Advocacia Geral da União). Serão 86 vagas com salários de R$ 14 mil. "O aluno opta pelo salário ou pela paixão à carreira", diz Marco Antonio Araújo Júnior, coordenador pedagógico do curso LFG, preparatório para concursos.

Por isso, segundo Araújo, há estudantes que estão há até três anos se preparando para os concursos da Polícia Federal e da Receita Federal, cujos salários estão entre os mais altos do funcionalismo público. Como o Senado já aprovou uma Medida Provisória autorizando a abertura de 2 mil vagas na PF, os concurseiros acreditam que em 2009 o concurso sai.

Entre os concursos importantes que podem sair em 2009 estão o da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que prevê a criação de três mil cargos para nível superior, e o da Receita Federal, que pode ter até 5 mil oportunidades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS