Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 09:17 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 09h:17 - A | A

Covid-19

Com agravamento Ministério da Saúde libera recursos para 3,2 mil leitos de UTI

A medida vai atender 150 municípios em 22 estados

Laryssa Maier
Capital News

Chico Ribeiro/ Portal MS

Governo divulga novo mapa hospitalar com a disponibilidade de leitos

 

Na terça-feira (02) o Ministério da Saúde autorizou o financiamento de 3.201 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com covid-19, devido a superlotação dos hospitais em diversas regiões do país.

 

A medida consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Eduardo Pazuello. A portaria lista cerca de 150 municípios espalhados em 22 estados. O valor a ser desembolsado pelo governo federal para custear as internações soma R$ 153,64 milhões, caso todos os municípios façam a solicitação à pasta.

 

Pela portaria, as solicitações de autorização de leitos, que terão caráter excepcional e temporário, devem ser encaminhadas por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), disponível no endereço eletrônico www.saips.saude.gov.br. Entre outros documentos, os municípios atendidos devem assegurar a existência de um respirador por leito, equipamentos e recursos humanos necessários para as internações.

 

A portaria prevê repasses retroativos à manutenção de leitos de UTI referentes a janeiro e fevereiro, como forma de ressarcir os estados que, nesses dois meses, tiveram de utilizar exclusivamente recursos próprios para abrir novos leitos de UTI.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS