Nesta quarta-feira (31), começou o recadastramento dos clientes de serviços de telefonia celular pré-paga em nove estados e no Distrito Federal. A atualização cadastral é obrigatória para quem possui pendências com as empresas de telefonia. Os usuários com algum tipo de pendência receberão uma mensagem de texto (SMS), informando sobre a necessidade da atualização dos dados. Aqueles que não fizerem o recadastramento no prazo estipulado pela operadora terá a linha bloqueada, o desbloqueio só ocorrerá com a atualização das informações..
Também será aplicado o recadastramento em clientes dos estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
O consumidor que receber a mensagem de aviso deverá entrar em contato com a central para atualizar os dados, informando nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo com CEP.
A segunda etapa do recadastramento que começou em abril na região do DDD 62, em Goiás. Agora está sendo estendido para todos os municípios goianos e para outros nove Estados. Em 2 de setembro, o recadastramento será ampliado para todo o Brasil.
Conforme o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel de Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), o objetivo do recadastramento é dar mais segurança e transparência para os usuários e a sociedade. "A iniciativa atende ao que foi determinado pela Lei 10.703/2003 e pela resolução 477/2007, da Anatel, para que as operadoras mantenham o cadastro atualizado de seus clientes na modalidade pré-paga", informou o sindicato.
Após a fase de recadastramento dos clientes, as operadoras de telefonia celular irão implementar novo modelo de cadastro para novas ativações de celulares pré-pagos.