Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 21 de Agosto de 2026


Internacional Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 17:37 - A | A

Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 17h:37 - A | A

Economia

Encontro Brasil-EUA debaterá soluções para avanço no comércio bilateral

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participa, na segunda-feira (6), de sessão empresarial promovida pela Amcham, no âmbito o mecanismo MDIC-DoC

Agência Gov

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ministério projeta superávit comercial de US$ 79,4 bi em 2022

..

Economia digital, desenvolvimento sustentável, boas práticas regulatórias, cadeias de suprimentos e acordos de comércio são alguns dos temas a serem debatidos na segunda-feira (06/11) durante a 21ª edição anual do MDIC-DoC, em Brasília. O MDIC-Doc é um mecanismo bilateral que desde 2006 reúne o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Departamento de Comércio (DoC) dos Estados Unidos para discutir e encaminhar soluções que promovam a facilitação e a segurança das trocas comerciais entre os dois países.

Nesta edição, os sete Grupos de Trabalho do mecanismo reúnem-se na parte da manhã na sede do MDIC, na Esplanada dos Ministérios. Na parte da tarde, haverá sessão empresarial, quando os GTs relatarão os status de suas discussões e colherão sugestões do setor privado.

O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participa da abertura da sessão empresarial, que acontecerá na sede da Câmara Americana de Comércio (Amcham, na siga em inglês). A abertura contará também com a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley; o CEO da Amcham, Abrão Neto; a diretora executiva Américas da US Chamber, Renata Vasconcellos; o presidente da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, José Serrador Neto; e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

MDIC-DoC

Desde sua criação, o MDIC-DoC discute e encaminha soluções para o comércio bilateral, tendo ajudado a construir acordos, convergências regulatórias e melhorias em propriedade intelectual, entre outros avanços.

Uma das ações originadas nos debates do mecanismo é o E-Phyto, um certificado fitossanitário eletrônico, para exportação de bens de origem vegetal, que deverá ser implementado no primeiro semestre do ano que vem.

O E-Phyto vai eliminar papeis físicos e será reconhecido e validado imediatamente pelo órgão receptor do certificado, beneficiando principalmente as empresas brasileiras que exportam frutas para os EUA.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex), em 2022, as exportações brasileiras para os Estados Unidos envolveram a emissão de aproximadamente 4.500 certificados fitossanitários. No mesmo ano, o Brasil exportou 135 mil toneladas de frutas para os EUA, num valor de US$ 165 milhões.

Programação

Das 9h30 às 12h – Sessão Plenária do MDIC-DoC e apresentação dos relatórios dos GTs, com falas de Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, e Marisa Lago, subsecretária para Comércio Internacional dos EUA. Local: MDIC

14h – ABERTURA da Sessão Empresarial Brasil-EUA, com pronunciamentos especiais do ministro Geraldo Alckmin e de Elizabeth Bagley, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil. Local: Amcham Brasília. Auditório - Edifício ION. Asa Norte.

14h45 – O BID E A AGENDA DE SUSTENTABILIDADE E DIVERSIFICAÇÃO DE CADEIAS: OPORTUNIDADES BRASIL-EUA. Com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

15h – Debriefing dos resultados do diálogo comercial, com Tatiana Prazeres e Marisa Lago.

16h – Mesa redonda sobre oportunidades bilaterais em cadeias de fornecedores, com representantes dos setores público e privado.


Por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Edição: Yara Aquino


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS