A votação em caráter de urgência na Câmara Municipal que seria nesta quinta-feira (26) sobre recursos para os times de futebol da Capital foi adiada para a próxima terça-feira (3). A pauta sugere a aprovação do projeto de Lei Nº 7.956/2015 que autoriza a prefeitura de Campo Grande a fazer repasses para os times de futebol da Capital, que estão disputando a série A do Campeonato Estadual deste ano.
Mesmo sem a definição desta quinta-feira (26) é esperado um resultado positivo para fomentar o futebol em Mato Grosso do Sul, é o que esperam os vereadores Herculano Borges (SD), Alceu Bueno (PSL) e Otávio Trad do (PT do B), envolvidos no projeto em parceria com a prefeitura da Capital. “A expectativa é que a gente consiga aprovar o projeto. Eu fui um dos autores dessa demanda, eu fiz questão de assinar o projeto pois nós sabemos a dificuldade que o nosso futebol tem enfrentado hoje. As prefeituras municipais, os municípios do interior devem auxiliar os clubes, de uma forma legal e nós fizemos o mesmo dispositivo que acontece nos municípios e trouxemos para a capital. É claro que nós sabemos que os clubes são instituições privadas mas a expectativa é que possa fazer uma parceria do município com os clubes para que os clubes tenham uma estrutura mínima de suporte para que represente bem a nossa cidade. Em contrapartida através da divulgação da imagem e da publicidade e também que haja uma parceria com os clubes entre escolas municipais levando os convites para incentivar a prática esportiva, indo ao estádio e conhecer melhor os clubes”, destaca o vereador Herculano Borges.
Números
“Para o Novoperário, Comercial e Cene existe uma previsão em números que podem chegar a 400 mil reais. “Existe no projeto uma quantidade mas não sei se os valores serão organizados pelo município. A estimativa é de que chegue em torno de 400 mil reais por clube, sendo de 120 mil até 400 mil. Nós sabemos da urgência em aprovar a liberação desse recurso pois o campeonato já está em andamento”, comenta Herculano.
Já Alceu Bueno (PSL) destacou importante os investimentos para fomentar positivamente o futebol em MS. “Nós estamos tentando ter os votos necessários para este projeto para a gente aprovar autorizando o poder público para buscar recursos para a Capital que seria em torno de 180 a 250 mil por ano para os três clubes da Capital para terem uma participação melhor nos campeonatos estaduais. Os clubes da capital vem sofrendo a alguns anos a situação difícil, correndo atrás de recursos pois eles estão numa certa desvantagem pois os outros times do interior estão em melhores condições, como Naviraí, Rio Brilhante, Costa Rica e Dourados, enquanto na capital não tem nada, é uma situação que desfavorece o futebol em Campo Grande”, afirma o vereador.
Para o vereador Otávio Trad, (PT do B) destaca a importância de ajudar clubes considerados “ativos” dentro do futebol Sul-mato-grossense. “Conforme o parecer vai ser acatada por questão da série B, e vai deixar prerrogativa através da regulamentação da lei, o que nós temos que deixar claro é que este recurso tem que ser doado para clubes que estejam ativos, participando de algum campeonato, disputando alguma liga e competição, esse é o objetivo principal. Isso vai fazer com que o esporte tenha um crescimento e auxílio. Se nós não fizermos alguma coisa vai ficar parado. Temos que resgatar o futebol ou amenizar e impedir que ele extingue, esse é o objetivo da lei”, diz Trad.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
