Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Esporte Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 13:12 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 13h:12 - A | A

Trabalhadores-atletas que participaram da São Silvestre estão orgulhosos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Emoção, orgulho e superação. Assim os quatro trabalhadores-atletas, que representaram Mato Grosso do Sul na 84ª edição da São Silvestre, resumiram a participação na maratona de 2008. Augusto Ramos Rolão, 21 anos, Valéria Leite Galvão, 36 anos, João Aparecido de Jesus, 43 anos, e Nilson Santana Moreira, 48 anos, foram classificados para a São Silvestre ao se destacarem na Corrida Sesi de Rua – maratona de 10 quilômetros, realizada no Parque do Sóter, em Campo Grande. Segundo Márcio Alencar, gerente da Área de Lazer do Sesi, na participação pioneira, os representantes do Estado conseguiram boas colocações.

“Para quem participou no pelotão especial não houve classificação, mas nós verificamos que os nossos trabalhadores-atletas tiveram ótimo desempenho, quando comparados aos de outros Estados”, disse, considerando que cada Estado Brasileiro encaminhou quatro atletas para participar da maratona. Pelos cálculos do gerente, os participantes do Estado ficariam entre o terceiro e o quinto lugar, quando verificados os tempos dos industriários. “Esse resultado, com certeza, fará com que eles se empenhem mais e recebam ainda mais apoio das empresas nas quais trabalham”.

Essa é a expectativa de quem enfrentou os 15 quilômetros de sobe e desce das ruas de São Paulo. Entre os 20 mil participantes da São Silvestre, João Aparecido de Jesus, auxiliar industrial da Seara/Cargill, de Sidrolândia, completou a prova aos 55 minutos. “Fui o 12º na minha faixa etária. Considero essa uma marca importante e vou sim continuar treinando para participar novamente este ano”, contou ele que já é veterano em São Silvestres. “Essa é a quarta vez que participo, mas a primeira em que represento a empresa”, complementou.


Treinamento

Apesar de ter sido a estréia de Nilson Moreira, funcionário dos Correios em Maracaju, na São Silvestre, ele disse que esperava concluir a prova em menos tempo. “Completei os 15 quilômetros em 59 minutos, enquanto que a minha expectativa era encerrar aos 57”, lamentou. Contudo ele acredita que o fato de não ter conseguido atingir a marca estipulada serviu de incentivo para maior empenho nos treinos.

“Como eu não conhecia o percurso acabei acelerando o ritmo em pontos em que deveria ter sido mais lento, e isso provocou um desgaste maior. Mas agora eu já tenho mais experiência para corrigir as falhas e investir em um novo de modelo de treinamento”, destacou, lembrando que em Dourados ele já participou de uma prova semelhante de 14 km em que concluiu aos 52 minutos.

Corrigir a maneira de treinar também será a meta de Valéria Leite Galvão, funcionária dos Correios da Capital. Veterana em provas como a Corrida de Reis e a Corrida dos Carteiros, ela aproveitou a estada em São Paulo para pegar dicas de profissionais. “Conheci um treinador que me deu algumas orientações, como por exemplo, buscar treinos específicos para subida, para velocidade de forma separada. Isso ajuda a melhorar o desempenho”, disse ela, que esta semana já vai começara a colocar em prática as orientações.

Augusto Ramos, que é auxiliar de produção na União Indústria de Plásticos de Campo Grande, também teve a primeira participação na São Silvestre em 2008, mas já acumula bons desempenhos. Na Corrida de Reis de 2007 ficou em 13º lugar. Ele foi o vencedor da Corrida Sesi de Rua, em novembro na Capital. (Fiems)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS