Enquanto a seleção brasileira se prepara para mais uma rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a FIFA anunciou recentemente que a final do torneio, em 2026, terá um grande espetáculo musical, ainda não revelado. Esse show será organizado em parceria com a Global Citizen, um projeto beneficente que atua pela erradicação da pobreza extrema.
De acordo com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, essa ação tem o intuito de agregar esporte e entretenimento, em defesa de uma boa causa. Já o CEO da Global Citizen, Hugh Evans, destacou que a Copa do Mundo alcança um público de mais de 5 bilhões de pessoas, sendo a oportunidade ideal para ampliar a visibilidade e o trabalho que vem sendo conduzido pelo projeto.
Inspiração no Super Bowl
A escolha por incorporar um show do intervalo pela primeira vez na história da Copa do Mundo é possivelmente uma tentativa da FIFA de seguir o modelo já bem-sucedido do Super Bowl. Principal evento esportivo dos Estados Unidos e responsável por movimentar bilhões de dólares no mercado de esporte bet, o Super Bowl corresponde a partida decisiva que define o campeão da temporada regular de futebol americano.
Na edição de 2024, em uma final que reuniu o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers, o evento conquistou uma audiência de mais de 123 milhões de pessoas nos Estados Unidos, e contou com a apresentação do rapper Usher durante o intervalo. Nos anos anteriores, nomes de peso como Rihanna, The Weeknd, Bruno Mars, Coldplay, Madonna, Rolling Stones e U2 também já subiram ao palco do evento e realizaram performances memoráveis.
Quando o artista escolhido será revelado?
A FIFA não compartilhou mais detalhes sobre o novidade, incluindo quando ou como será feita a escolha de quem se apresentará na final da Copa do Mundo. No entanto, o alcance e a audiência quase imensurável do evento indicam que o escolhido deverá ser por um nome de relevância mundial, assim como costuma ocorrer no Super Bowl.
Considerando que a final da Copa do Mundo será no estádio MetLife, em Nova Jersey, é possível que a entidade escolha um cantor ou cantora dos Estados Unidos. Nas redes sociais, fãs e torcedores rapidamente começaram a especular vários nomes, como Beyoncé, Bruno Mars, Taylor Swift e Post Malone.
Com pouco mais de um ano e meio até o torneio, o mais provável é que a FIFA revele sua escolha apenas em 2025. Caso siga o exemplo do Super Bowl, a revelação será feita cerca de seis meses antes do evento acontecer.
Copa do Mundo de 2026 também terá outras mudanças
Além do show inédito durante a partida final, a edição de 2026 do principal evento do futebol mundial também terá alterações importantes no seu formato. Pela primeira vez, a Copa do Mundo contará com a participação de 48 seleções, o que segundo a FIFA, irá aumentar a dificuldade e impactar positivamente na qualidade do espetáculo.
Para comportar esse novo número, a fase de grupos da Copa do Mundo agora será formada por 12 grupos, os quais terão 4 seleções cada. Depois de cada seleção enfrentar seus rivais de grupo no decorrer de três partidas, as duas equipes com mais pontos em cada grupo se qualificam, juntamente com os oito melhores terceiros colocados.
Em seguida, as 32 seleções classificadas se cruzam no formato mata-mata, para definir quais serão os 16 times das oitavas de final. Depois disso, o torneio segue o modelo já convencional conhecido pelos torcedores até a grande decisão.