Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 28 de Setembro de 2021, 16:34 - A | A

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021, 16h:34 - A | A

Destaque Mundial

Conheça atletas que representam o Mato Grosso do Sul em diversos esportes

Da Redação
Capital News

O Mato Grosso do Sul tem se notabilizado na revelação de grandes talentos para o esporte nacional em diversas modalidades. Muitos deles, inclusive, estão eternizados na história do país com medalhas olímpicas. Listamos abaixo alguns sul-mato -grossenses que merecem destaque em seus esportes, desde os mais conhecidos até os menos populares. Confira!

 

Divulgação/CBF

Jogador Lucas Leiva - Douradense

Jogador Lucas Leiva, nasceu em Dourados

O Mato Grosso do Sul pode até não ser um estado de muita tradição no futebol de clubes, mas não deixa de revelar bons nomes para o esporte mais popular do país e do mundo. Um dos melhores exemplos é o volante Lucas Leiva, natural de Dourados.

Revelado pelo Grêmio, o meio-campista fez carreira no futebol europeu, atuando por uma década no Liverpool, da Inglaterra, antes de chegar à Lazio, da Itália, em 2017, clube que defende até hoje. Pela seleção brasileira, fez parte do grupo que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, além de ter sido convocado para a Copa América 2011.

Um dos grandes nomes do judô nacional nos últimos anos também é do Mato Grosso do Sul. Nascido na capital Campo Grande, Rafael Silva, o Baby, vem sendo o principal atleta da modalidade na categoria acima de 100kg (peso-pesado).

Divulgação Rodolfo Vilela-rededoesporte.gov.br

Judoca Rafael Silva

Judoca Rafael Silva


Em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, se tornou o primeiro brasileiro a subir no pódio na divisão, conquistando o bronze – feito repetido quatro anos mais tarde, no Rio de Janeiro. Nos Jogos de Tóquio, acabou eliminado antes da disputa da medalha. Baby também acumula 5 medalhas em Mundiais e uma prata nos Jogos Pan-Americanos.

 

Por falar em judô, o Mato Grosso do Sul revelou uma das grandes promessas de medalhas para o Brasil no futuro do esporte: trata-se de Aléxia Vitória Nascimento. Ela tem resultados consistentes no esporte, incluindo uma medalha de ouro no Pan-Americano Júnior Sub-21, disputado em Cali (Colômbia), no mês de agosto.

Divugação Time Brasil

Judoca Alexia Nascimento

Judoca Alexia Nascimento

Aos 18 anos, Aléxia é bolsista do governo do MS e esteve, inclusive, na delegação dos Jogos de Tóquio, compondo a equipe de apoio. Ela vem sendo preparada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os próximos ciclos olímpicos e deve estrear nos Jogos de Paris, em 2024.

 

Dos tatames para as piscinas, o campo-grandense Leo de Deus está entre os principais nomes da natação brasileira.

 

O atleta de 30 anos já coleciona 9 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo o atual tricampeão dos 200m borboleta, sua especialidade. No Mundial de Piscina Curta de 2018, na China, foi ouro no revezamento 4x200 livre.

Divulgação COB

 Leonardo de Deus  - Campo Grande

Leonardo de Deus

 

Leo disputou em Tóquio sua terceira Olimpíada e chegou à final dos 200m borboleta, disputando uma medalha pela primeira vez após três edições. No entanto, acabou ficando fora do pódio na disputa. Apesar disso, obteve seu melhor resultado no principal evento esportivo do planeta.

 

O poker também é considerado um esporte e possui diversos talentos espalhados pelo país. Um deles é Elson Borges, de Campo Grande, conhecido no poker digital como “batataxpp”, que vem obtendo resultados muito consistentes na modalidade.

Divulgação-Suits Team

Poker Elson Borges

Profissional do Poker Elson Borges

Além de ser o melhor competidor do estado no ranking online, Elson está entre os 50 melhores do Brasil e 150 do mundo. Ele possui uma premiação total de carreira na casa de US$ 1,7 milhão, conquistados tanto em torneios como o World Series of Poker quanto em séries de partidas online, os chamados cash games, que se popularizam cada vez mais nas plataformas de poker no Brasil.

 

O Mato Grosso do Sul vem se tornando uma potência nacional em modalidades paralímpicas, e um bom exemplo disso é o canoísta Fernando Rufino, que nasceu em Eldorado mas foi criado em Itaquiraí, no sul do Estado.

Divulgação - CPB

Remo Fernando Rufino

Atleta de Remo Fernando Rufino


Os últimos meses têm sido especiais na vida do atleta de 36 anos. Competindo na categoria VL2, ele foi medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Algumas semanas depois, conquistou o título mundial da mesma categoria em Copenhague, na Dinamarca.

 

Quem também subiu ao posto mais alto do pódio nas Paralimpíadas foi o corredor Yeltsin Jacques – e não foi apenas uma vez. Natural de Campo Grande, o atleta de 29 anos ficou com o ouro tanto nos 5.000 metros quanto nos 1.500 metros na categoria T11.

Divulgação - CPB

Para atleta Yeltsin Jacques - Campo Grande

Atleta Yeltsin Jacques da Paralimpíadas

De quebra, Yeltsin estabeleceu o novo recorde mundial nos 1.500 metros em Tóquio, com 3m57s60, além do recorde continental nos 5.000 metros, com 15min13s76. O corredor também é tricampeão do Parapan.

 

Por fim, outra grande representante do Mato Grosso do Sul nas modalidades paralímpicas é a atleta Silvânia Costa de Oliveira, do salto em distância. Aos 34 anos, a competidora de Três Lagoas foi campeã da modalidade em Tóquio, na categoria T11, repetindo o feito obtido quatro anos atrás, no Rio de Janeiro.

Ela é irmã do Ricardo Costa de Oliveira, que também foi campeão da mesma prova no Rio de Janeiro, em 2016, e representou o Brasil em Tóquio 2020. Porém, ele acabou ficando sem medalhas desta vez – o que não tira o mérito da família Costa de Oliveira.

Divulgação CPB

Atleta Silvânia Costa de Oliveira

Atleta paralímpicas Silvânia Costa de Oliveira

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS