A primeira fase da Copa do Mundo terminou nesta sexta-feira, quando foram conhecidos os dois últimos confrontos das oitavas de final do torneio. A Seleção Brasileira vai enfrentar o Chile, vice-líder do Grupo H. Os comandados de Dunga conquistaram a primeira posição do Grupo G após duas vitórias - sobre Coreia do Norte e Costa do Marfim - e um empate com Portugal.
Entre os outros confrontos, um dos que mais chama a atenção é o embate de gigantes entre Alemanha, líder do Grupo D, e Inglaterra, segunda colocada do Grupo C. Os hermanos enfrentam o México já neste domingo. No sábado, abrindo a segunda fase da Copa do Mundo, jogam Uruguai x Coreia do Sul, às 11h (de Brasília) e Estados Unidos x Gana, às 15h30.
Outra partida que vai concentrar atenções é Espanha x Portugal. Os espanhóis tropeçaram na estreia contra a Suíça, mas venceram os dois jogos seguintes, contra Honduras e Chile, e garantiram a liderança do Grupo H. Os portugueses ficaram na segunda colocação do Grupo G após o empate com o Brasil nesta sexta-feira.
Europeus decepcionam
Dois dos sete campeões do mundo já deram adeus à Copa: a França sobrou no Grupo A e a Itália no Grupo F. Os dois, curiosamente, foram os finalistas da última edição do torneio, na Alemanha. E se os europeus decepcionaram, os sul-americanos mandaram bem: quatro passaram para as oitavas de final como líderes de seus grupos - à exceção do Chile, que deixou a liderança da chave após a derrota para a Espanha, mas também se classificou.
Além disso, teremos nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul o menor número de europeus classificados em todos os tempos. Apenas seis dos 16 times são do Velho Mundo. Além disso, outro recorde será quebrado nas quartas de final: as seleções europeias jogam entre si, e apenas três conseguirão vaga na fase seguinte da competição.
Os classificados
Grupo A: Uruguai, México
Grupo B: Argentina, Coreia Do Sul
Grupo C: Estados Unidos, Inglaterra
Grupo D: Alemanha, Gana
Grupo E: Holanda, Japão
Grupo F: Paraguai, Eslováquia
Grupo G: Brasil, Portugal
Grupo H: Espanha, Chile
Data e hora dos confrontos das oitavas
Sábado, dia 26
- Uruguai x Coreia do Sul, 11h (De Brasília) Em Porto Elizabeth
- Estados Unidos x Gana, 15h30 (De Brasília) Em Rustemburgo
Domingo, dia 27
- Alemanha x Inglaterra, 11h (De Brasília) Em Bloemfontein
- Argentina x México, 15h30 (De Brasília) Em Johannesburgo
Segunda-feira, dia 28
- Holanda x Eslováquia, 11h (De Brasília) Em Durban
- Brasil x Chile, 15h30 (De Brasília) Em Johannesburgo
Terça-feira, dia 29
- Paraguai x Japão, 11h (De Brasília) Em Pretória
- Espanha x Portugal, 15h30 (De Brasília) Na Cidade Do Cabo
(Fonte: Lance Net)