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Economia Sábado, 17 de Maio de 2025, 08:42 - A | A

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Investigação e golpes

Mais de 1,3 milhão de aposentados pedem reembolso por descontos indevidos no INSS

Segurados contestam cobranças feitas por 41 entidades; PF e CGU investigam fraudes

Elaine Oliveira
Capital News

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram até esta sexta-feira (17) mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas. Segundo balanço do INSS, foram 1.345.817 solicitações apuradas até as 17h.

Desde que o serviço foi disponibilizado, na última terça-feira (13), mais de 1,3 milhão de segurados também acessaram a plataforma Meu INSS ou ligaram para o canal 135 para consultar se sofreram algum tipo de desconto. Desse total, apenas 24.818 informaram que autorizaram os débitos.

Segundo o INSS, a plataforma recebeu mais de 34,9 milhões de acessos nos últimos dias, sendo que 5,9 milhões buscaram a opção de consulta de descontos e 2,8 milhões informaram não ter sofrido qualquer desconto.

O novo serviço lançado pelo instituto permite ao beneficiário verificar quais valores foram descontados nos últimos anos, identificar a entidade responsável e informar se autorizou ou não o vínculo. Se não houver autorização, abre-se automaticamente um processo administrativo para que o segurado receba o reembolso.

Atualmente, 41 entidades associativas estão sendo questionadas. Elas deverão comprovar, no prazo de 15 dias úteis, que houve adesão voluntária dos segurados aos descontos. Caso não apresentem provas, será exigido o recolhimento do valor ao Tesouro Nacional, para posterior devolução aos beneficiários.

A estimativa é de que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido notificados sobre os descontos. O nome da entidade responsável pode ser consultado diretamente no aplicativo, na aba “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Investigação e golpes
O caso é alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas especializadas em fraudes contra beneficiários da Previdência Social, mediante a inclusão indevida de vínculos com associações.

O INSS reforça que não envia mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS, e não faz ligações telefônicas para tratar desse tema.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, alerta a autarquia.

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem acessar o site oficial do INSS ou ligar para a central 135.

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