Quatro municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os 20 com maior Índice de Desenvolvimento da Agricultura Municipal (Idam) de 2025, conforme levantamento do Conselho Nacional de Municípios. Maracaju lidera a lista estadual em 7º lugar, seguido por Sidrolândia (8º), Rio Brilhante (10º) e São Gabriel do Oeste (15º).
O Idam reúne dados de 150 municípios com desempenho agropecuário considerado “muito alto”. A edição de 2025 destacou o Centro-Oeste, com 17 representantes no topo do ranking. São Gabriel do Oeste foi o município sul-mato-grossense com maior avanço em relação a 2024, subindo da 29ª para a 15ª posição. Rio Brilhante também teve destaque, saltando do 20º para o 10º lugar.
Já Maracaju e Sidrolândia, apesar de figurarem entre os dez primeiros, registraram leve queda em comparação ao ano anterior. O índice médio estadual chegou a 0,7322, com crescimento de 7,1% desde 2016 e variação positiva de 0,1% em relação a 2024.
Em São Gabriel do Oeste, os resultados foram impulsionados por alta produtividade agrícola e pela integração entre produtores, cooperativas e o setor público. Segundo dados locais, a cidade teve média de 74,78 sacas de soja por hectare na safra 2024/2025, bem acima da média estadual. O município também ficou entre os quatro primeiros em produtividade do milho, com 174,1 sacas por hectare.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.