A capital sul-mato-grossense vai sediar mais uma edição do Festival Curta Campo Grande, evento nacional dedicado ao curta-metragem brasileiro. A edição de 2025 ocorre entre os dias 12 e 15 de novembro, com entrada gratuita. As inscrições estão abertas até 31 de julho e podem ser feitas pelo site oficial: www.festivalcurtacampogrande.com.
Podem participar obras finalizadas em 2024 ou 2025, com duração máxima de 30 minutos. O festival conta com duas mostras competitivas — Curta Brasil e Curta MS —, além de mostras paralelas voltadas para diversidade e temáticas contemporâneas, com foco na representatividade de grupos historicamente minorizados.
Neste ano, a grande novidade é a parceria com o Festival Curta Cinema, um dos mais relevantes da América do Sul. Por meio dessa colaboração, será exibida uma mostra internacional não competitiva em Campo Grande.
Os curtas selecionados disputarão o Troféu Tuiuiú em diversas categorias, incluindo melhor ficção, documentário, direção, atuação, roteiro, fotografia, arte, som e montagem. A avaliação será feita por um júri técnico especializado e também pelo voto popular.
“O júri oficial está centrado na análise técnica e artística, mas quisemos manter também o voto do público, pois é essencial saber o que chama atenção de quem frequenta o festival, mesmo que não seja um especialista em cinema”, explica o idealizador do festival, Dannon Lacerda.
A lista de selecionados será divulgada até 15 de outubro de 2025, no site oficial e nas redes sociais do evento: @festivalcurtacampogrande.