Até o fim de 2012 o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul já estará 100% eletrônico, pelo menos é o espera o Tribunal de Justiça de MS, com isso será possível acabar com aquela cena já rotineira de pilhas de processos sobre as mesas.
O sistema SAJ-SG5 funcionará inclusive aos feriados e final de semana, no período de 6 às 23 horas, e leva em torno de 15 a 20 minutos para a distribuição digital.
O Des. Vladimir Abreu da Silva, que é membro do Comitê Gestor de Informática do Poder Judiciário de MS, lembra que “A parte poderá fiscalizar a atuação do próprio advogado, a expedição de alvarás. Todos poderão fiscalizar seu processo”.
Atualmente mais de 80% das comarcas do Estado já se encontram digitalizadas. Um bom exemplo são as varas 17ª, 18ª, 19ª e 20ª de Campo Grande que já se encontram totalmente digitalizadas.
As comarcas de Mundo Novo, Glória de Dourados, Naviraí, Sete Quedas, Itaquiraí, algumas varas de Campo Grande, Eldorado, Porto Murtinho e Iguatemi são as que ainda faltam para que o processo seja concluído.