Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Maio de 2025


Cotidiano Sábado, 05 de Julho de 2008, 11:54 - A | A

Sábado, 05 de Julho de 2008, 11h:54 - A | A

Semac lança hoje coleção de livros sobre fontes para captação de recursos

Da Redação

O governo do Estado, em parceria com o Sebrae/MS, realiza hoje (5), às 18 horas, o lançamento da coleção de livros “Fontes de Financiamento para Captação de Recursos”, que acontece durante a Feira do Empreendedor 2008, no Albano Franco, no estande institucional do governo, na Capital. A coleção, criada em 2007, traz as fontes de financiamento mais usuais para o Estado de Mato Grosso do Sul.

São três livros (Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, Instrumentos de Apoio ao Terceiro Setor e Instrumentos de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovações), que visam ajudar as prefeituras, terceiro setor, universidades, sindicatos, empresários, secretarias estaduais e outros que necessitarem de captar recursos para o desenvolvimento de projetos.

Foram editados 500 exemplares de cada edição, com mais de 200 fontes de financiamento de projetos em diversas áreas, como: Infra-Estrutura; Habitação; Desenvolvimento Empresarial e Rural; Geração de Renda; Agricultura Familiar; Inovação e Tecnologia; Pesquisa e Desenvolvimento; Desenvolvimento Local e Regional; Preservação Ambiental; Assistência Social; Saúde; Esporte; Cultura, dentre outros.

Em setembro de 2007 foi lançada a primeira edição do livro “Instrumento de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – Guia de fontes de financiamento para captação de recursos”, pelo governo estadual em parceria com o Sebrae/MS.

Esta primeira edição é um manual de consulta com informações que servem de instrumento para os setores público, privado e terceiro setor, na captação de recursos financeiros para projetos, trazendo centenas de fontes de recursos para orientar as entidades e setor privado. Foram lançados 500 exemplares e distribuídos às prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso do Sul, sindicatos, produtores rurais, empresários do setor privado e entidades que atuam junto aos municípios do Estado, dentre outros setores.

Segundo o economista Mauro Pavan, da Coordenação de Mobilização de Recursos da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a coleção “Fontes de Financiamento para Captação de Recursos” trata-se da segunda edição revisada do primeiro livro, dando continuidade à obra lançada no ano passado. Ele explica que o primeiro livro é direcionado para a gestão municipal. Já o segundo é voltado para o terceiro setor, e o de ciência, tecnologia e inovação, para pesquisas e outras áreas.

“O primeiro livro da coleção (Instrumento de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) trata-se de uma segunda edição revisada do primeiro livro lançado em 2007. O segundo livro é a primeira obra direcionada ao público do terceiro setor. "Ciência, Tecnologia e Inovações" é voltado para pesquisadores e universidades”, explica Mauro Pavan.

De acordo com o economista, a coleção servirá como instrumento para localização de recursos para orientar prefeituras, organizações não governamentais e os segmentos do terceiro setor. “Vai ser distribuído um exemplar para as prefeituras, instituições de pesquisas, universidades, organizações não governamentais, cooperativas, sindicatos, bibliotecas públicas. Para o público em geral, estará disponibilizado em pdf na internet, no site do Sebrae-MS www.ms.sebrae.com.br e do governo do Estado www.semac.ms.gov.br após o lançamento”, informa Pavan, lembrando que o trabalho é uma determinação do governador.

As obras são de autoria dos economistas Mauro Pavan, da Segov/MS e Rodrigo Maia, do Sebrae/MS. De acordo com os oganizadores, a coleção é um material prático e de fácil consulta.

Lançamento de manual para convênios

Mauro Pavan também informa que dentro de 90 dias será lançado um manual de instruções para convênios às prefeituras municipais do Estado, visando obter recursos junto à esfera federal. “O objetivo é orientar os gestores na obtenção e prestação de contas dos recursos”.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor acontece de 3 a 6 de julho, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Com o tema “Oportunidade de Negócios e Responsabilidade Ambiental”, a feira multissetorial fará destaque à importância de as empresas funcionarem com padrões adequados do ponto de vista ambiental, as possibilidades de negócios, tendências, soluções e modelos de negócios sustentáveis.

O evento conta com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac-MS), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes; o superintendente Estadual das Cidades, Sérgio Seiko Yonamine, e demais autoridades estaduais, municipais e empresariais.

Serviço

O lançamento da coleção das obras acontece neste sábado (5), às 18 horas, na Feira do Empreendedor 2008, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado na avenida Mato Grosso, 5.017, bairro Carandá Bosque. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS