A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através do Instituto de Identificação (II), um dos institutos da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP), realiza hoje e amanhã (11 e 12), um mutirão de emissão de documentos para trabalhadoras rurais do município de Sidrolândia. O evento acontecerá na Escola Municipal Eldorado do PA Eldorado, para atender às trabalhadoras de assentamentos rurais da região.
O mutirão faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDR), que é realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Sejusp.
Segundo Marcos Caetano da Silva, diretor do Instituto de Identificação, o último mutirão foi realizado no começo de abril em Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. Neste evento, foram emitidas 30 carteiras de identidade em Guia Lopes da Laguna-Jardim e outras 50 em Bela Vista.
O PNDR realiza emissão de documentos civis e trabalhistas a trabalhadoras rurais que ainda não os possuem. Entre os documentos estão CPF, cadastro no INSS, carteiro de trabalho e de pescadora.
No mutirão em Sidrolândia, será disponibilizada pelo Instituto de Identificação apenas carteira de identidade. Outros documentos e serviços, como atendimento médico, serão desenvolvidos pelos outros parceiros do Incra/MDA. (Com Assessoria)