Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 18 de Julho de 2024


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 13:31 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 13h:31 - A | A

Suplemento

Whey protein, para superar barreiras

O whey protein é um exemplo de proteína de rápida absorção

Da Redação
Capital News

Além de uma alimentação equilibrada e da disciplina, às vezes é necessária a ajuda em forma de suplemento nutricional para cumprir os objetivos propostos no treino físico, um pequeno empurrão que pode ajudar a alcançá-los de forma saudável e sem perceber.
As proteínas são moléculas complexas e grandes que desempenham muitas funções críticas no corpo realizando a maior parte do trabalho nas células.

Os Benefícios do Whey Protein na Suplementação Esportiva
Entre essas múltiplas funções se destaca a de fornecer estrutura e suporte ao corpo e seus tecidos e regulação e funcionamento a seus diversos processos. No plano esportivo elas ajudam a desenvolver, reparar e manter os músculos reduzindo o tempo que se precisa para se recuperar após o exercício. Às vezes, por diferentes motivos, como uma dieta crua ou vegana que não é bem administrada, é preciso aumentar a quantidade na dieta.

Divulgação

Whey protein, para superar barreiras

Whey Protein na Suplementação Esportiva

E um dos suplementos mais utilizados quando o objetivo é aumentar a massa muscular é o whey protein, uma excelente fonte de aminoácidos essenciais que só se conseguem obter na alimentação. A proteína whey é de longe a mais consumida, popular e recomendada no mercado, quer que o objetivo seja perder peso, ganhar músculos ou simplesmente aumentar a ingestão de proteínas. Subproduto da fabricação do queijo ou iogurte a partir do leite, foi considerado durante décadas como um desperdício, mas nos últimos anos tem sido utilizado no mundo da suplementação esportiva. O produto contém proteínas de digestão rápida, conhecidas como proteínas de soro de leite, facilmente digeridas no estômago e constituindo uma fonte rápida de proteína no corpo, o que explica por que é uma opção pós-treino tão popular.

A Versatilidade e Conveniência do Whey Protein na Dieta Diária
No fato de se tratar de uma proteína de elevado valor biológico, o segredo do sucesso deste suplemento nutricional está -além de ser bem digerido- em que contém todos os aminoácidos essenciais, algo que não acontece com outras proteínas. Composta majoritariamente por proteínas extraídas do soro de leite, o whey protein é versátil e muito completo, pois pode ser aplicado também fora da prática esportiva, após repouso prolongado, lesões ou quando a ingestão de proteínas é insuficiente. Sozinhos ou combinados com outros suplementos como creatina, glutamina ou carboidratos, os shakes de proteína podem ser tomados de diversas formas, desde misturados com leite, bebidas vegetais, com sucos naturais de frutas ou diretamente com água. Outra das múltiplas vantagens está também na sua comodidade e maneira prática de incluí-lo na dieta, pois este tipo de batido permite, sem complicações e sem a necessidade de recorrer a pratos elaborados, poder tomar a dose recomendada de proteína a qualquer hora, como substituto de refeição ou como lanche antes ou depois do treino. Proteína perfeita e de alta qualidade, a whey protein vitafor permite começar a ver os resultados, com treino e dietas, poucas semanas depois de começar a tomar. Vendida numa grande variedade de tamanhos e sabores, como chocolate, creme de banana, gelado de baunilha ou abacaxi com gengibre, além de ser muito bem aproveitada pelo organismo é deliciosa.

Um leque de benefícios
O suplemento nutricional whey protein tem um monte de benefícios reconhecidos não apenas pela grande maioria dos atletas. Ele desenvolve força e massa muscular, sendo indicado especialmente -depois de demonstrar sua eficácia em numerosos estudos- tanto para mantê-la como para aumentá-la. Também promove a perda de peso, pois o fato de consumir um shake de whey protein, ou qualquer outro tipo de suplemento composto por esta proteína, tem um efeito saciante que ajuda a manter estável o peso, reduzindo os desejos de andar beliscando entre as refeições. O whey protein promove a saúde e previne o aparecimento de doenças.

O colesterol elevado, problemas relacionados com o sistema gastrointestinal e alguns tipos de câncer são algumas das doenças em que foram comprovados efeitos preventivos e positivos graças ao consumo de whey protein. E pela quantidade de vitamina D e cálcio que incorpora têm sido observados efeitos positivos na regulação da glicemia, no controle da pressão arterial e também na prevenção da osteoporose. Quem deseja aumentar seu bem-estar ou melhorar seu desempenho esportivo tem no whey protein um grande aliado durante o processo.

Outras proteínas
Outros vários tipos de proteínas que existem podem ser classificadas de acordo com sua origem, como carne, soro de leite, ovo ou vegetais. Também há uma outra classificação que é de acordo com a sua absorção, que pode ser rápida, média ou lenta. A diferença, basicamente, está no tipo de aminoácidos que contém e na sua estrutura tridimensional, que é a que acabará por determinar o quão nutritivo é e a sua velocidade de absorção.

O whey protein é um exemplo de proteína de rápida absorção, enquanto a proteína de absorção mais rápida é a proteína hidrolisada, ideais as duas para consumo logo após o exercício, pois fornecem rapidamente aminoácidos ao músculo. As proteínas vegetais, como trigo e soja, carnes e ovos estão no perfil de média absorção. E algumas proteínas vegetais, como as da caseína e da ervilha, são de absorção mais lenta gerando uma grande sensação de saciedade e muito úteis para evitar catabolismo noturno ou dietas para controle de peso. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS