Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 29 de Julho de 2026


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 15:11 - A | A

Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 15h:11 - A | A

Educação

Primeiro laboratório de criatividade do Brasil é inaugurado em Mato Grosso do Sul

Ministro da educação esteve presente na inauguração na Capital

Elaine Silva
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal MS

Primeiro laboratório de criatividade do Brasil é inaugurado em  Mato Grosso do Sul

Inauguração Labcrie

Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, o LabCrie, inaugurado nesta quinta-feira (28) em Campo Grande pelo Ministério da Educação (MEC).  Instalado no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar, no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo, o 1° LabCrie do Brasil foi inaugurado no Estado pelo ministro da Educação, Victor Godoy e o governador, Reinaldo  Azambuja (PSDB). 

Edemir Rodrigues/Portal MS

Primeiro laboratório de criatividade do Brasil é inaugurado em  Mato Grosso do Sul

Governador Reinaldo Azambuja

 

 

“Criar um laboratório de inovação e conectividade e dispor isso às redes de educação do Estado e dos municípios para treinar e formar mão de obra qualificada significa mais aprendizado para aqueles que ensinam, que são os professores. Formar mão de obra que pensa em inovação e criatividade também é deixar o ensino mais atrativo para os alunos”, destacou Reinaldo. 

 

Ministro ressaltou a importância da nova ferramenta de ensino para o desenvolvimento da educação básica, principalmente depois da pandemia de covid-19. “Tivemos uma pandemia que durou praticamente dois anos com escolas fechadas e muita dificuldade de todos os gestores de conduzir as atividades educacionais, e os efeitos disso estão sendo observados e sentidos neste momento. Os dados que a gente tem coletado mostram que teremos um enorme desafio pela frente. Então, o objetivo é esse: cuidar da recomposição e da recuperação das aprendizagens, trazendo inovação e tecnologia para nossa educação”, pontuou Victor. 

 

Acompanharam a agenda do MEC em Campo Grande a secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, e o adjunto da pasta, Édio Resende; o senador Nelsinho Trad; e o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, entre outras autoridades.

 

LabCrie

O primeiro LabCrie do Brasil será conduzido em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). De acordo com as informações do Governo do Estado, o  principal objetivo do laboratório é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, onde eles se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.

 

Os 26 estados e o Distrito Federal vão receber estruturas semelhantes, visando a promoção dos ecossistemas de inovação.

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS