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Cotidiano Segunda-feira, 27 de Julho de 2015, 12:53 - A | A

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Rota estratégica

Obra do macroanel rodoviário avança na saída para Rochedo e Cuiabá

Projeto orçado em R$ 29 milhões foi lançado há mais de dez anos. Expectativa é que estrutura seja inaugurada em maio de 2016

Elizângela Lemes
Capital News

Casimiro Silva/PMCG

obras macroanel

Expectativa é que estrutura seja inaugurada em maio de 2016

As obras do macroanel rodoviário de Campo Grande, entre as saídas de Rochedo e Cuiabá, avançam e está há dois quilômetros de chegar à BR-163. O projeto foi lançado há mais de 10 anos e está orçado em 29 milhões. O último braço do macroanel está 56% concluído e a Prefeitura da Capital espera inaugurar a estrutura em maio de 2016. Segundo a prefeitura, falta concluir a negociação com os proprietários de duas chácaras, localizadas no traçado projetado, para a empreiteira abrir a pista e iniciar de imediato a terraplanagem, etapa que precede a pavimentação.


A obra ficou parada por mais de dois anos e empreiteira teve que refazer um trecho do pavimento, próximo a Estância Hawai, de acordo com as especificações técnicas exigidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Desde o ano passado, a parcela complementar dos recursos, R$ 13,6 milhões, foi disponibilizada pelo DNITT, que foi complementada com uma contrapartida de R$ 2 milhões da prefeitura. Até o momento, já foram investidos na obra R$ 13.794.370,84.


Já estão prontas todas as obras de artes planejadas (duas pontes sobre os córregos Botas e Ceroula, além de várias galerias para travessia de água da chuva e riachos ) . Dos 22 km, 10 já receberam asfalto, sendo 9 km no trecho que liga as rodovias MS-080 (para Rochedo) e MS-10 (estrada para Rochedinho), onde ainda não foram feitos 800 metros que restam para atingir a MS-10 porque é necessário concluir a desapropriação de parte de duas propriedades localizadas no traçado, onde também será construído um trevo de acesso ao “braço” norte do macroanel. Nos próximos meses será licitada a construção de uma rotatória para regular o fluxo de acesso e saída da MS-080 e de um trevo na MS-010. Na BR-163, a concessionária que administra a rodovia anunciou a construção de um mergulhão.

Casimiro Silva/PMCG

obras macroanel

Projeto orçado em R$ 29 milhões foi lançado há mais de dez anos


Ao longo de mais de uma década, contando desde o lançamento da obra, o cronograma de execução vem sendo travado por questões orçamentárias, dificuldade de negociar a desapropriação ou cedência da faixa de domínio com donos de 46 propriedades existentes ao longo do percurso. Há três meses, foi concluída a negociação com dois proprietários, o que permitiu avançar na terraplenagem num trecho intermediário entre a MS-010 e a ponte sobre o Córrego Botas. “Por meses, ficamos de mãos atadas. Não havia como avançar porque havia um trecho de aproximadamente quatro quilômetros, que atravessavam justamente duas fazendas onde a desapropriação não evoluiu por falta de acordo com os donos das áreas”, comenta o secretário de Infraestrutura, Valtemir de Brito.


Este trecho do macroanel é estratégico porque cria uma alternativa de acesso, sem passar pelo centro da cidade, ao distrito industrial de Indubrasil para os caminhões que vem pela BR-163 trazendo soja das regiões produtoras de Mato Grosso do Sul (São Gabriel do Oeste, Sonora) e de Mato Grosso.

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