Foram liberados pelo FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), através de emendas parlamentares, R$ 10 milhões para a aquisição de 63 novos ônibus para o transporte escolar beneficiando 36 municípios sul-mato-grossenses, indicados pelo deputado federal. Receberão ônibus novos, as cidades de Aral Moreira, Anaurilândia,Corumbá, Antônio João, Coronel Sapucaia, Amambaí, Eldorado e Baytaporã. A região norte de Mato Grosso do Sul terá cinco novos ônibus para utilização no transporte escolar. Os veículos serão distribuídos para Alcinópolis (1), Coxim (2) e Camapuã (2).
Os benefícios vieram através de emenda parlamentar do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), assinado na sexta-feira, 3 de julho.
Este convênio faz parte do programa Caminho da Escola, cujo recurso foi obtido através do FNDE e que, além de levar em consideração a precariedade dos veículos e o número de alunos, a indicação se baseou também no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no baixo índice de IDH (Desenvolvimento Humano) dos municípios.
A unidade escolar que conta com até 500 alunos, receberá um ônibus escolar; acima de 500 alunos, dois e a escola que, hoje, conta com mais de 1.200 alunos, receberá três ônibus escolares para o transporte diário de alunos.
As condições de transporte escolar em diversos municípios do Estado são precárias, apesar da melhoria na fiscalização e nos critérios adotados pela MEC (ministério da Educação)/FNDE na liberação de custeio para transporte escolar, hoje, com a criação da Lei Federal que definiu as competências de Estados e Municípios no serviço do Transporte Escolar. Outro avanço é o repasse dos recursos federais, do Programa Nacional de Transporte Escolar, diretamente aos Municípios no valor de R$ 11,9 milhões, sem considerar o possível aumento a ser concedido pelo Governo Federal ainda este ano e a reajuste no custo na tarifa.(Com informações do Idest, de São Gabriel do Oeste)