Com chances do retorno gradual das chuvas para a parte central do País, durante a segunda quinzena de outubro a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro indica chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Já no norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, este cenário poderá beneficiar a finalização da colheita do algodão e do feijão terceira safra. Já as culturas de verão, podem ser beneficiadas em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde prevê-se o retorno gradual das chuvas. Em grande parte da Região Sul, a previsão de chuvas acima da média pode ser favorável para o início do plantio e desenvolvimento da safra 2024/2025.
São previstas mínimas entre 20-25°C e máximas entre 35-39°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 26-30°C e máximas entre 37-42°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-27°C e máximas entre 37-40°C. Em Campo Grande, mínimas entre 24-27°C e máximas entre 35-38°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e oeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.