Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Junho de 2026


Meio Ambiente Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 10:36 - A | A

Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 10h:36 - A | A

Incêndios

Mato Grosso do Sul se prepara para temporada de incêndios com ações preventivas

Estado realiza queima controlada e reforça treinamento e tecnologia para enfrentar período de estiagem.

Viviane Freitas
Capital News

Com a aproximação da temporada de incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul intensifica ações de prevenção, treinamento e preparo operacional para proteger os biomas do Estado.

Entre as medidas mais recentes está a realização de uma queima prescrita no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari. A técnica é controlada e planejada para reduzir o material combustível na vegetação e evitar grandes incêndios.

A ação foi feita em uma área estratégica e de difícil acesso, que pode servir como ponto de contenção em possíveis ocorrências durante o período de estiagem.

Segundo o capitão Pedrozo, do Corpo de Bombeiros, a operação foi planejada com base em condições climáticas seguras. “A queima foi realizada em área de difícil acesso, a qual servirá como um ponto de controle para possíveis incêndios”, afirmou.

Ele explicou ainda que foram avaliados fatores como vento, umidade e temperatura antes da execução da atividade, garantindo segurança no processo.

A operação contou com cinco viaturas, 20 militares, duas aeronaves Air Tractor, drones, equipamentos de combate e uma estação meteorológica portátil para monitoramento.

A ação foi realizada em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Costa Rica, a Brigada de Alcinópolis e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Além das ações em campo, o Corpo de Bombeiros reforça o planejamento para 2026, com manutenção de equipamentos, capacitação das equipes e uso de novas tecnologias.

Entre as novidades estão drones com sensores térmicos, que ajudam a identificar focos de calor e monitorar áreas de difícil acesso.

O major Eduardo Teixeira destacou: “Existe todo um planejamento envolvendo treinamento e capacitação dos militares, readequação e manutenção dos equipamentos”.

Ele reforçou que o objetivo é garantir respostas rápidas e eficientes durante o período crítico de incêndios no Estado.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS