Campo Grande 00:00:00 Sábado, 07 de Setembro de 2024


Meio Ambiente Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 15:57 - A | A

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 15h:57 - A | A

Campo Grande

Águas Guariroba atinge metas de saneamento com excelência e preserva o meio ambiente em Campo Grande

Concessionária trata 100% dos efluentes coletados, melhora qualidade dos córregos e antecipa em nove anos as metas do Marco Legal do Saneamento na capital.

Fernanda Oliveira
Capital News

Desde o ano 2000, a Águas Guariroba tem sido a responsável pelo fornecimento e tratamento de água e esgoto em Campo Grande, garantindo que 100% dos efluentes coletados nas residências e comércios da cidade sejam tratados adequadamente. Esse compromisso com a excelência é refletido na qualidade dos corpos hídricos da capital, como o córrego Imbirussu, que apresenta melhorias significativas após a devolução dos efluentes tratados pela concessionária.

“O esgoto que coletamos é tratado com alta qualidade e, depois, devolvido aos córregos de Campo Grande, melhorando suas condições. Dessa forma, contribuímos diretamente para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade na Capital. Não realizamos nenhuma ligação de esgoto sem garantir que ele será tratado, e todo o material coletado é processado adequadamente,” destaca Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Atualmente, 100% da população de Campo Grande recebe água potável de qualidade em suas residências, e aproximadamente 93% já têm acesso à rede de esgoto disponível para conexão. Esses números demonstram que a Águas Guariroba já atingiu, com nove anos de antecedência, as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que preveem que todos os municípios do Brasil alcancem 100% de cobertura de rede de água e 90% de rede de esgoto até 2033.

Campo Grande conta hoje com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior delas, a ETE Los Angeles, é capaz de tratar 900 litros por segundo, enquanto a ETE Imbirussu, que utiliza tecnologia pioneira no Brasil, processa 120 litros por segundo. “Além de tratar 100% do esgoto coletado, seguimos padrões internacionais que garantem total confiabilidade nos processos, atendendo às exigências dos órgãos ambientais. O laboratório de efluentes da Águas Guariroba foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise”, explica Gabriel Buim, diretor-executivo da concessionária.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS