O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) junto com a defesa civil emitiu dois alertas para o estado de Mato Grosso do Sul, um para tempestade e o segundo para queda de temperatura. O grau de severidade dos alertas é de perigo.
O alerta de tempestade é válido até o até as 21h desta quinta-feira (18). De acordo com o comunicado é previsto chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As cidades afetadas são Amambaí, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí,Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, RochedoSanta Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Vicentina.
Já o de queda na temperatura é válido até o fim do dia de sexta-feira (19) e cita o risco à saúde e informa que o declínio será maior que 5ºC. Este alerta é válido para quase todo o estado.