A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, alerta para cuidados que a população deve ter com bens como imóvel e automóvel durante a folia de carnaval. O objetivo é que o folião tome as devidas precauções e esteja atento para não ser lesado por pessoas mal intencionadas durante o período de festa.
“O feriado é uma oportunidade para as pessoas saírem de casa em direção às cidades do interior ou às praias para festejar o carnaval. A ausência de pessoas no imóvel implica em uma série de atitudes que devem ser tomadas para não ser alvo fácil de ladrões”, afirma o delegado Jefferson Nereu Luppe. Ele enumera alguns cuidados que o folião deve ter antes de sair de viagem: “As pessoas devem se preocupar em deixar alguém responsável pela casa durante a ausência. Também tem que evitar deixar luzes acesas – se elas ficarem acesas durante o dia é um sinal para o ladrão de que não tem ninguém na casa. É importante ter alguém cuidando da casa também para coletar a correspondência e limpar. Cartas aglomeradas há dias e sujeira são sinais de que a casa está vazia”.
Jefferson ainda lembra sobre a questão da campainha. Ele explica que o morador deve deixar a campainha com o som diminuído quando não está em casa. “Campainha alta sem ninguém atender deixa claro para o ladrão de que é território livre para ele”, alerta. Antes da viagem, as malas devem ser embarcadas com descrição. “De preferência as malas tem que ser embarcadas dentro da garagem, antes da saída”, reforça o delegado.
No caso de bens como carros, a dica é estacionar sempre em local seguro e investir em itens de segurança – como sistema de travas e alarmes. “Pessoas exaltadas pelo uso de álcool, comuns no carnaval, tendem a perder o bom senso e extrapolar. Por isso é importante tomar as precauções devidas para não ter problemas depois”, lembra o delegado que conclui: “Esses pequenos detalhes com a segurança é que fazem a diferença”.
Outras dicas importantes para a segurança nos imóveis:
· Trancar as portas de todos os cômodos da casa e recolher as chaves;
· eforçar portas, portões e janelas com trancas;
· evita cadeados do lado externo do portão;
· não deixar chaves escondidas, ferramentas ou escadas do lado externo da residência. São objetos que podem ser usados em um arrombamento;
· televisores ou rádios podem ser programados para serem ligados e desligados em alguns horários. Sinaliza que pode ter gente em casa
· mantenha vizinhos de confiança em alerta.