Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Junho de 2026


Cotidiano Sexta-feira, 08 de Outubro de 2010, 13:22 - A | A

Sexta-feira, 08 de Outubro de 2010, 13h:22 - A | A

Grevistas do Bertin fazem passeata no Centro

Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Trabalhadores do Frigorífico JBS/Bertin, que estão em greve desde segunda-feira (2), realizaram passeata pelas vias centrais de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (8).

Conforme a organização, aproximadamente mil pessoas participaram da manifestação. O principal protesto seria contra a morosidade na definição quanto aos pedidos da classe junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

A concentração foi na Praça Ary Coelho. Lá, foram distribuídas camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade à qual o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carnes e Derivados de Campo Grande (STICCG) é vinculado. Os manifestantes percorreram as ruas 15 de Novembro, Marechal Cândido Mariano Rondon e 13 de Maio até o MPT.

Carros de som eram usados para informar a sociedade sobre as reivindicações.

Duas viaturas da Polícia Militar (PM) chegaram no meio da manifestação, sendo que, no início, nem controladores de trânsito havia.

Sindicato e direção do frigorífico devem se reunir às 14h no MPT. 

Para o presidente do sindicato, Vilson Gimenes Gregório, a categoria espera ser atendida. “Esperamos que o órgão federal faça a empresa cumprir o acordo que firmou conosco.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Funcionários querem agilidade na decisão sobre suas reivindicações
Foto: Divulgação/Wilson Aquino

Reivindicações

Conforme o presidente do STICCG, no início do ano, na iminência de uma greve, a diretoria do frigorífico JSB/Bertin de Campo Grande, localizado na saída para Sidrolândia, ofereceu aos trabalhadores as seguintes propostas: aumento de 12% para o piso salarial, que passaria de R$ 510 para R$ 570, a partir de 1º de março, data base da categoria; reajuste de 7% para quem ganha acima desse valor; participação no lucro da empresa e o valor que seria pago até o final do ano era de R$ 1.680.

Vilson Gregório afirma que os acordos não estariam sendo cumpridos.

Outra proposta aprovada pelas duas categorias e não cumprida pela empresa, segundo Vilson, foi a folga aos sábados.

Agosto seria o prazo final para que os horários fossem adaptados, algo que, segundo Vilson, não foi efetuado.

Ainda conforme Vilson, a empresa trouxe funcionários do Estado de São Paulo para continuidade dos abates. Mas, Vilson denuncia que, já que toda a equipe de higienização que atua no frigorífico aderiu à greve, a carne manuseada que será levada para consumo no Brasil e/ou no exterior pode estar contaminada. “Ao que tudo indica o SIF (Serviço de Inspeção Federal) do Ministério da Agricultura está fazendo vistas grossas para esse problema.”

O frigorífico tem capacidade de abater 2 mil cabeças de gado por dia.(modificado às 13h37 para acréscimo de informações)


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 08/10/2010 - 13:52
  Sindicato afirma que Bertin abate sem higiene

 

 04/10/2010 - 14:31
  Greve para abates no Frigorífico Bertin da Capital

 01/10/2010 - 15:00
  Servidores de frigorífico anunciam greve

 21/09/2010 - 16:57
  Funcionários do Bertim estariam em greve

 10/09/2010 - 15:40
  JBS/Bertin demite cem

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS