O governo do Estado está preparando um amplo espaço para divulgar parte da cultura e do potencial econômico estadual durante a Expogrande 2009. A feira, que será aberta oficialmente nesta quinta-feira (26), às 18 horas, contará com a presença da secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que representará o governador André Puccinelli na ocasião. A 71ª Expogrande acontece de 26 de março a 5 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, na Capital.
“A Expogrande é sempre uma grande festa. É um evento que traz a renovação em níveis de tecnologia e genética. Uma oportunidade de integração entre a população urbana a rural. Uma vitrine que mostra do trabalho do homem do campo”, destaca Tereza Cristina que juntamente com o governador recebe no dia 1° o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Reinhold Stephanes.
O agronegócio sul-mato-grossense será representado pela Seprotur e suas vinculadas: Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Fundação de Turismo (Fundtur), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Metrologia (AEM/Inmetro). O atendimento será feito por uma equipe técnica da secretaria e de suas vinculadas, que irão expor parte dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pelo Estado, entre outras demandas.
A Seprotur também irá promover durante a feira, assim como nos anos anteriores, mais um Encontro de Ovinocultores de Mato Grosso do Sul. A programação traz uma série de palestras que acontecem ao longo do dia 31 de março, a partir das 7 horas, no auditório da Acrissul. A realização é uma parceria da Câmara Setorial da Bovinocultura e Bubalinocultura com a Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Ovinos (Asmaco).
A segurança sanitária da feira será feita pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), órgão responsável pela fiscalização da entrada e saída dos animais que devem circular no recinto do parque. Cinco equipes, sendo compostas cada uma por seis médicos veterinários e três agentes fiscais, deverão se revezar durante toda a programação da feira.
O turismo também será promovido durante a Expogrande. De acordo com a presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun, a captação de investidores induz a promoção do turismo. “Acreditamos que a partir do momento que falamos do Estado vendemos nossa cultura, música, comida, atrativos, todo nosso potencial”, indica ela que juntamente com sua equipe estará divulgando o Estado e seus produtos turísticos. Um dos destaques a ser exposto durante a feira é o Trem do Pantanal que, inclusive, já tem viagem inaugural confirmada: 8 de maio com a presença do presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva.
Já Fundação de Cultura irá expor o artesanato sul-mato-grossense através da Casa do Artesão.
Aos interessados em participar do 8ª Encontro de Ovinocultores de Mato Grosso do Sul, o investimento é de R$ 20,00. Informações pelo telefone (67) 3025-3990. Sobre o estande do governo do Estado na Expogrande, o expediente ocorrerá das 16 às 22 horas. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-4200. Acesse também o site www.expogrande.com.br.