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Cotidiano Segunda-feira, 05 de Abril de 2021, 18:51 - A | A

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Investimento

Governo investiu mais de 262 milhões em reformas de escolas da REE

Valor corresponde aos últimos cinco anos

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Governo investiu mais de 262 milhões em reformas de escolas da REE

Escola Estadual Vespasiano Martins após reforma

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), e intermédio da Diretoria-Geral de Infraestrutura, Administração e Apoio Escolar (DGIAPE) investiu desde 2015 mais de 262 milhões em reformas e intervenções nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE). O estado possui atualmente 347 escolas que atendem cerca de 190 mil estudantes

 

Conforme a SED, entre 2015 e 2021 foram realizadas mais de 600 intervenções nas escolas da Rede Estadual, incluindo obras de acessibilidade, pintura, readequações nas partes elétrica e hidráulica e reformas gerais. No momento, 41 unidades escolares passam por intervenções. Dados da Secretaria de Educação apontam que em 2020 foram investidos mais de R$ 37 milhões em infraestrutura.

 

Uma das instituições contempladas com as reformas foi a Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada na rua 13 de maio, Vila Glória, em Campo Grande, a unidade oferece ensino em tempo integral, por meio do programa “Escola da Autoria”, que atende estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. No total, a escola recebeu R$ 3.078.765,52 em investimentos provenientes de recursos da união e do Governo de Mato Grosso do Sul.

 

Diretor da Escola Vespasiano Martins, Leossandro Carlos Adaminski, destaca que a reforma incluiu um novo laboratório de ciências, sala de tecnologia educacional, biblioteca, quadra coberta com arquibancadas, 09 salas de aulas, banheiros com acessibilidade, rampas e elevadores e adequações para estudantes com deficiência física e intelectual, cozinha reformulada, com refeitório para atender 03 refeições, instalação de posto de transformação de 112,5 Kva, reforma em toda parte elétrica, instalação de pontos para ar condicionado, sistema de proteção contra descargas atmosféricas,  instalação de projeto contra incêndio e pintura geral. Adaminski ressalta que a escola é referência no atendimento a estudantes com deficiência auditiva. “Temos intérpretes de libras por área em sala, direção, coordenação e secretaria”, explicou.

 

O diretor detalha que após a reforma os 231 estudantes do ensino médio em tempo integral, foram divididos em 09 turmas do 1º ao 3º ano e acolhidos pelos 25 professores e 18 servidores administrativos. “Hoje o retorno das atividades, inicialmente remota e, possivelmente, daqui alguns meses de forma híbrida, teremos espaço físico totalmente novo, a expectativa é enorme, tanto por parte dos professores e administrativos, quanto dos estudantes, os relatos são de saudades da convivência escolar, já que todos ficaram praticamente o ano de 2020 em teletrabalho”, ressaltou.

 

Segundo o diretor, para o retorno do ano letivo foi realizado um planejamento para que os alunos fossem recebidos da melhor forma possível. “Inicialmente fizemos acolhida e o trabalho é remoto, acreditamos num retorno tranquilo, professores e administrativos já realizaram a jornada pedagógica estendida, os pais e responsáveis já receberam orientações sobre protocolo de biossegurança, agora estudantes estão sendo acolhidos”, finalizou Adaminski via assessoria.

 

Estudante do terceiro ano do ensino médio, Gustavo Felipe da Silva participou da acolhida dos novos alunos e destacou a importância do momento. “Estou bem ansioso, nós do terceiro ano acolhemos os estudantes novos, realizamos um projeto de acolhimento durante um mês que foi levado à prática, quanto ao ano letivo temos convicção que será melhor, pois aprendemos com os erros do ano passado e temos uma escola capacitada para nos receber e acolher para que tenhamos uma excelente aprendizagem”, ressaltou o estudante via assessoria.

 

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