Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020, 11:19 - A | A

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020, 11h:19 - A | A

Meio Ambiente

Governo define estratégias de combate a incêndios no Pantanal

incêndios ocorreram no Pantanal entre setembro e outubro do ano passado

Norton Soares
Capital News

Sílvio de Andrade/ MSGOV

Lançadas estratégias de combate a incêndios no Pantanal

As ações foram definidas em reunião coordenada pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro

Após incêndios que alastraram o Pantanal entre setembro e outubro do ano passado, o Governo Estadual lançou uma série de estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul ao longo do ano de 2020.

Entre as orientações estão a utilização do manejo integrado do fogo, capacitação de novos brigadistas, uma parceria entre  estruturas do poder público e iniciativa privada no combate a incêndios, além da orientação à população e proprietários rurais.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar),deve ser feita um reforço a mais no combate a incêndios florestais no Estado, durante 2020. “Vamos implantar o manejo integrado de fogo. O Ibama vai selecionar algumas áreas estratégicas, mas já devemos aplicar a técnica nas unidades de conservação do Estado”, completou.

A respeito do manejo integrado, o secretário afirmou que foi um dos principais destaques do MS no Wildfire no ano passado. “Vamos definir um calendário com os períodos mais adequados para se fazer a limpeza embaixo das linhas de transmissão de energia elétrica. Também será realizado um programa amplo de capacitação de brigadistas no interior do Estado e incentivado que alguns estabelecimentos, como pousadas, tenham uma brigada de incêndio, com orientação sobre a necessidade de um kit mínimo para esse trabalho”, informou.

A criação da rede de combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul deve agregar diversos órgãos, como: PrevFogo, da Reflore, da Biosul, Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS