Neste aniversário de Campo Grande, a Águas Guariroba celebra não apenas os 126 anos da Capital Morena, mas também sua participação ativa no avanço sustentável e social da cidade. Com uma atuação que vai além da prestação de serviços de água e esgoto, a empresa destaca iniciativas que promovem educação, geração de renda e relacionamento com as comunidades.
“Com os projetos socioambientais, nossa atuação ganha ainda mais propósito. Muito mais do que uma concessionária de água e esgoto, somos uma empresa cidadã”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba. Ele destaca que a empresa atua com foco em pilares estratégicos, como Educação, Geração de Renda e Relacionamento com a comunidade.
Entre as ações, o Programa Sanear já formou mais de 1.200 professores em educação ambiental. Já o Programa Pioneiros capacitou mais de 500 adolescentes para o mercado de trabalho. A oficina Bolha de Sabão alcançou mais de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade, ensinando a produzir sabão caseiro a partir de óleo reciclado. “Virou uma terapia pra mim. Além de ajudar o meio ambiente, ainda consigo uma renda”, conta Maria Josani, aluna da oficina.
Na área ambiental, o Programa Córrego Limpo promove o monitoramento da qualidade da água e da paisagem urbana, com resultados visíveis em diversos pontos da cidade. “A Águas Guariroba se preocupa com a qualidade da água, mas também com o bem-estar dos seus clientes, que são os campo-grandenses”, afirmou o agente de fiscalização Breno Novais.
Mais de 423 mil pessoas já foram beneficiadas diretamente pelas ações sociais e ambientais da empresa, que também destinou mais de R$ 4 milhões a instituições municipais. Nos últimos três anos, foram implantados 580 km de rede de esgoto, atendendo 140 mil pessoas. Em breve, será inaugurada a terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Botas), com capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros por ano.
A infraestrutura de abastecimento também se fortalece, com 150 poços, 107 reservatórios e uma rede interligada de alta performance. Em 2024, foram realizadas mais de 206 mil análises da água distribuída, com rigor em 114 parâmetros de qualidade. Dois novos poços, nos bairros Novos Estados e São Conrado, vão beneficiar mais de 50 mil pessoas.
“Neste aniversário de Campo Grande, renovamos nosso compromisso com a cidade. Fazer saneamento é muito mais do que operar redes. É fazer parte da vida das pessoas”, afirmou Francis Moreira Faustino Yamamoto, diretora-executiva da Águas Guariroba.
A empresa integra a Aegea Saneamento, maior operadora privada do setor no Brasil, com presença em mais de 800 cidades. No Mato Grosso do Sul, também atua por meio da Parceria Público-Privada com a Sanesul, através da Ambiental MS Pantanal, em 68 municípios.
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
• REPORTAR NEWS • |