A Funsat (Fundação Social do Trabalho) está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para cursos de qualificação social e profissional faz parte do PlanSeQ – Plano Setorial de Qualificação, exclusivamente para beneficiários do programa Bolsa Família. A ação é fruto de convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e os ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego e será custeada com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador - e contrapartida do Município. A finalidade é melhorar as perspectivas de vida deste público alvo. Inicialmente, serão oferecidas 595 vagas.
Segundo a diretora presidente da Funsat, Luiza Ribeiro, havia um débito em termos de estratégia governamental para com este público. “Esta ação tem, também, o viés de valorização da família e dá a oportunidade de mais de um membro de um mesmo núcleo familiar participar dos cursos”, observou. A definição dos cursos teve como base o crescimento recente da indústria da construção civil e a necessidade premente de qualificação da mão de obra.
Luiza informou, ainda, que a formatação dos cursos teve a participação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/MS) e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário. Para mobilizar o público-alvo, a Funsat conta com apoio da SAS (Secretaria Municipal de Políticas Ações Sociais e Cidadania) que, utilizando a estrutura dos Cras (Centros de Referência e Assistência Social) está fornecendo todas as informações sobre os cursos.
Serão ministrados cursos de pedreiro, instalador elétrico predial, instalador hidráulico predial, pintor residencial e gesseiro, carpinteiro de obras, aplicador de revestimentos cerâmicos, operador de máquinas pesadas e auxiliar de escritório e almoxarife. Os cursos foram organizados a partir da demanda de qualificação aprovada pela Comissão Municipal de Emprego e Renda e serão compostos de 27 turmas, com carga horária média de 200 horas, distribuídos em horários compatíveis com cada atividade, considerando-se tanto quanto possível a disponibilidade dos interessados.
As inscrições estarão abertas no período de 28 de abril de 2009 até o dia 15 de maio de 2009, no horário entre 07h30min e 11h e das 13h às 17h30min, na sede da Funsat, situada à avenida Eduardo Elias Zarhan nº. 1581, Jardim TV Morena (em frente à torre da TV Morena).
No ato da inscrição serão exigidos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; cartão ou número do PIS impresso na CTPS; Cartão do Bolsa Família ou número do NIS; fotocópias da Carteira de Identidade e do CPF; comprovante de escolaridade exigido para o curso pretendido ou declaração escolar da entidade de ensino que comprove que está matriculado na educação regular da rede pública ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA presencial.
Os participantes receberão, gratuitamente, todo o material didático para as aulas práticas e teóricas, vale transporte e lanche, além de orientação para iniciar um pequeno negócio e informações de como obter recursos no Programa de Micro-crédito (Credigente). Também receberão todo o apoio necessário da Funsat na intermediação da mão-de-obra, para encaminhamento ao mercado de trabalho local.