“Em tempo recorde, essas ações empenhadas pela Agepan já estão gerando resultados, cujo objetivo é levar o melhor serviço com qualidade para a população sul-mato-grossense”, destacou o presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) Carlos Alberto de Assis, em relação a intensificado as fiscalizações programadas in loco para garantir a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Leandro Caldo, a equipe realizou fiscalizações nas cidades de Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. Durante essas visitas técnicas, foram emitidos relatórios com o intuito de orientar a Sanesul a melhorar a estrutura e aumentar a eficiência em atendimento e operação. Conforme a Agepan, com base nesses relatórios, a empresa realizou o “Plano de Regularização”, no qual se compromete a atender todas as determinações de melhorias apontadas no parecer de Fiscalização Programada, na qual detalhou as ações, tempo necessário para execução e valores despendidos para a execução.
“A agência atingiu o objetivo de proporcionar o melhor serviço prestado ao usuário no serviço delegado de saneamento básico do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de suas atividades fiscalizatória e regulatória”, disse.
Dentre as ações que a Sanesul vai realizar cumprindo o relatório emitido pela Agepan em todos os municípios, está por exemplo, a ativação da unidade de fluoretação em Sete Quedas para prevenir a ocorrência de cárie dental e contribuir para a saúde bucal coletiva. Para isso será aplicado flúor na água tratada para atender as determinações da portaria Nº635/1975. Segundo a Agepan, haverá também a reforma da REL-001 em Mundo Novo. A empresa deverá projetar, orçar e contratar a reforma geral do reservatório com limpeza, pintura, impermeabilização e troca de EP entre outros serviços.