Campo Grande 00:00:00 Sábado, 21 de Junho de 2025


Cotidiano Terça-feira, 15 de Setembro de 2009, 17:14 - A | A

Terça-feira, 15 de Setembro de 2009, 17h:14 - A | A

Fiems e Enersul acertam mais uma prorrogação do Programa Energia Extra

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Enquanto não são concluídas as negociações técnicas e operacionais junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para revogar portaria que impede a comercialização de energia elétrica a baixo custo no horário de ponta das 17h30 às 20h30, a Enersul decidiu atender prorrogar por mais 30 dias o Energia Extra. O Programa, que permite ao setor industrial do Estado pagar R$ 0,35 pelo kW/h (quilowatt/hora) contra R$ 1,60, terminaria nesta terça-feira (15/09), mas articulações mantidas pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o senador Delcídio do Amaral levaram a mais uma prorrogação, agora vai até o dia 15 de outubro.

Segundo Sérgio Longen, a decisão da Enersul traz alívio para as 500 indústrias que se beneficiam do Energia Extra e para milhares de trabalhadores. Apenas no setor de alimentação são 1,6 mil trabalhadores que já temiam pelo início das demissões, conforme o presidente o presidente do STIACG (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Campo Grande), Rinaldo de Souza Salomão.

Na avaliação de Sérgio Longen não é razoável que essas 500 indústrias migrem para o uso de geradores movidos a óleo diesel, que é considerada uma energia suja, preterindo a energia fornecida pela concessionária, que é uma energia limpar provenientes das hidrelétricas.

Ele lembra que no dia 3 de setembro foi realizada reunião em Brasília (DF) com o diretor de regulação da Aneel, Romeu Donizete Rufino, para que fosse encontrada uma solução definitiva para o impasse. Na época, Romeu Rufino explicou que a manutenção do Energia Extra é um processo que envolve outros Estados e, portanto, a decisão terá de ser tomada pelo colegiado da agência reguladora, ou seja, a solução para Mato Grosso do Sul será adotada também para todo o Brasil.

O senador Delcídio do Amaral destaca o esforço conjunto da Enersul e Fiems para a manutenção do Programa e reconheceu a dificuldade do setor industrial em produzir no horário de pico caso o benefício seja suspenso. Ele ainda informou que pretende apresentar no Senado Federal um projeto de lei que permite ao consumidor industrial possa migrar para a categoria de consumidor livre. “Na prática, essa possibilidade permitirá aos grandes consumidores possam adquirir energia elétrica no mercado nacional a custo mais barato, deixando de depender das concessionárias de energia”, explicou. (Com informações da assessoria de imprensa)

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS