Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Maio de 2009, 18:21 - A | A

Quinta-feira, 28 de Maio de 2009, 18h:21 - A | A

Fiems acerta com Paraguai encontros bilaterais para discutir ampliação das relações comerciais

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – e o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai vão promover no segundo semestre deste ano dois encontros bilaterais para discutir as melhores alternativas de ampliação das relações comerciais entre o Estado e o país vizinho. Os encontros bilaterais foram acertados durante reunião realizada nesta quinta-feira (28/05), em Assunção, capital do Paraguai, entre o presidente Sérgio Longen e o vice-ministro Oscar Rodriguez Campuzano, além de diretores do Ministério das Relações Exteriores e empresários sul-mato-grossenses que integram a missão empresarial ao Paraguai.

Segundo Longen, está acertada a realização de um encontro em Campo Grande e outro em Assunção para ampliar a área de negociação de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. “Nossa intenção é inserir a produção industrial do Estado no novo Paraguai e, por meio dessas audiências que estamos realizando aqui em Assunção, buscamos identificar no país qual o mercado para os produtos sul-mato-grossenses nos segmentos de açúcar e álcool, têxtil, cerâmico e de alimentação”, explicou.

Já Oscar Campuzano disse que a integração com Mato Grosso do Sul vai diversificar o mercado do Paraguai, pois atualmente o país é muito focado comercialmente com o Estado de São Paulo. “Nós temos interesse em comprar matéria-prima de Mato Grosso do Sul e estimular o uso do Rio Paraguai, que é um vetor de crescimento tanto para o Estado, quanto para Assunção. Há um intercâmbio muito grande entre matéria-prima e produto acabado com o Brasil, principalmente nos segmentos da alimentação e do açúcar e álcool”, informou, parabenizando a Fiems para iniciativa de promover missões empresariais nesse sentido.

Também nesta quinta-feira está prevista uma reunião com Raquel Ramirez, diretora de Maquila – conselho responsável pela concessão de incentivos fiscais -, e Lucas Serratti, diretor de Rediex (Rede de Exportadores e Importadores), sendo que logo em seguida, por volta das 16h30, a missão empresarial da Fiems será recebida pelo ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas.

Uma hora depois, às 17h30, o encontro será com o vice-presidente do CIP (Centro de Importadores do Paraguai), Cesar Armele Maluf, enquanto no período da noite, às 19 horas, a reunião será com o gerente do Banco BBVA, Constantino Aranda, para falar sobre linha de crédito. Também na noite de quinta-feira, às 19h30, será feita uma reunião com Nelson Morinigo para discutir a abertura de empresas no Paraguai, sendo que às 20 horas, o último compromisso do dia, será feita uma reunião com o presidente da Associação Rural do Paraguai, Tito Nunhez.

Na manhã de amanhã (29/05), a partir das 11 horas, está marcada uma reunião com o empresário Gustavo Volpe, que é o presidente da União Industrial do Paraguai, entidade similar à CNI (Confederação da Nacional da Indústria). Já no período da tarde, às 15 horas, a missão empresarial cumpre seu último compromisso no Paraguai encontrando-se com José Maria Peña, da Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Paraguai, sendo que o retorno a Campo Grande está programado para as 18 horas de sexta-feira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS