Os encontros regionais do FCO Itinerante chegam aos municípios da Região do Alto Taquari na próxima semana, sendo dia 29 em Figueirão e dia 30 em Camapuã. O evento é uma ação itinerante e mobiliza parceiros com o intuito de divulgar e orientar potenciais investidores para captação de recursos do FCO no Estado. O desempenho das contratações do Fundo em Mato Grosso do Sul somam R$ 533 milhões em benefício a 4.547 projetos já contratados este ano. Em ambos os municípios as reuniões acontecem na Câmara Municipal a partir das 19 horas.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, o Governo do Estado continua empenhado na recuperação das pastagens daquela importante região produtora onde está inserido o município de Camapuã, reconhecido nacionalmente como a cidade que produz o melhor bezerro precoce do Brasil, alcançando peso superior a 300 quilos na desmama.
Também nesta região a produção e industrialização do leite vem sendo incentivada pelo Estado, onde sobressai a estruturação e implementação do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite de Mato Grosso do Sul (Conseleite/MS), instrumento que contribui para uma maior transparência no processo de comercialização da produção estadual, contribuindo assim para o maior grau de harmonização entre o produtor e a indústria.
Exemplos como os mencionados anteriormente poderão ser conferidos durante a programação, que traz palestras esclarecedoras com representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN), da Seprotur, e do Banco do Brasil. Empreendedores locais também são convidados a participar da reunião com depoimentos sobre seu "Caso de Sucesso". Ao final as instituições parceiras estarão prestando atendimento e tirando possíveis dúvidas dos participantes. A reunião é aberta a empreendedores urbanos e rurais, micro e pequenas empresas e pequenos produtores rurais.
A iniciativa é uma parceria do governo estadual - através da Seprotur, Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) - com o Ministério da Integração Nacional, Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente, Sebrae/MS, e conta com o apoio das Federações da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), da Indústria (FIEMS), do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (FAEMS), dos Trabalhadores (Fetagri/MS), prefeituras municipais e demais instituições ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
Serviço
Em Figueirão a programação acontece dia 29 (segunda-feira) às 19 horas na Câmara Municipal localizada na Rua Cláudio José de Lima n.º 813. Mais informações pelos telefones (067) 3318-5027/3274-1561.
Em Camapuã a programação acontece dia 30 (sexta-feira) às 19 horas na Câmara Municipal que fica na Rua Campo Grande n.º 353. Mais informações pelos telefones (067) 3318-5027/3286-6034.
Programação
19h00 – Abertura dos trabalhos
19h30 – Políticas e diretrizes do FCO - Ministério da Integração Nacional
20h00 – Políticas Públicas para o setor produtivo, prioridades e operacionalização do FCO em Mato Grosso do Sul - Seprotur
20h30 – Casos de sucesso com empreendimentos financiados - Banco do Brasil S/A.
21h00 – Perguntas e debates - As instituições parceiras darão atendimento individual aos participantes - Encerramento.
(Notícias MS)