Entre os dias 27 e 31 de julho, empresas do setor de panificação de Mato Grosso do Sul participam de treinamento sobre gestão de pessoas, realizado pelo Sebrae em Campo Grande. A capacitação faz parte do Programa de Apoio a Panificação (Propan), com o objetivo de preparar panificadoras e confeitarias para melhor atender clientes e isso se converter em ganhos para estas empresas. “O Propan tem duração de oito meses e é dividido em sete módulos. Nesta fase abordaremos a organização da equipe de trabalho”, conta o gestor do projeto, Assis de Souza.
Durante os módulos do programa estão sendo acompanhados 10 pequenos empreendimentos do Estado. “Estes estabelecimentos recebem treinamentos e consultorias em diversas áreas, desde a parte técnica de panificação, a gestão até o atendimento ao cliente”, afirma Assis.Desde que o programa iniciou no Estado, já foi tratado o tema Administrativo/Financeiro e as próximas etapas serão sobre Gestão do Ambiente, Gerência da Produção, Padronização de Processos e Desenvolvimento de Novos Produtos, Atendimento ao Cliente e Marketing e Vendas.
Como funciona
O Propan foi desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria – Abip, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Trigo – Abitrigo. O objetivo do projeto é promover a competitividade das empresas do ramo de panificação, qualificar a mão-de-obra e introduzir novas tecnologias nos processos produtivos.
Considerado pelos panificadores a “universidade da panificação”, o programa atendeu, em mais de oito anos, em torno de 3.500 estabelecimentos em todo o Brasil. Dessas, 91% puderam aumentar suas vendas, de acordo com relatório do Propan. O programa é organizado pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria – ITPC.São atendidas padarias de diferentes portes, a partir de um sistema de consultorias e treinamentos distribuídos em sete módulos de trabalho, que consistem em 137 horas de treinamento coletivo e 44 horas de consultoria individualizada. As etapas têm intervalo mínimo de um mês.O segundo módulo do programa Propan em Mato Grosso do Sul começa no dia 27 de junho e vai até o dia 31, das 19 às 22h, nas salas de treinamento do Sebrae.