A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) estão promovendo o projeto “Viva a Vida MS”. O objetivo é desenvolver atividades pedagógicas em dezesseis cidades do interior do estado, proporcionando a população conhecimento sobre regras de circulação, cidadania, respeito e comportamento adequado no trânsito, através de atividades sócio-educativas e culturais.
O projeto começou no mês passado, com a visita de técnicos do Detran-MS às cidades participantes, para realizar o planejamento das atividades que serão desenvolvidas. Entres as cidades que serão atendidas estão: Juti, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Laguna Carapã, Amambaí, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã e Antonio João. E mais quatro cidades que também irão participar: Nioaque, Cassilândia, Glória de Dourados e Dois Irmãos do Buriti.
As atividades desenvolvidas atenderão toda a população – adultos e crianças. Serão realizados seminários, palestras, encontros pedagógicos para professores e campanhas educativas nas vias públicas. Para as crianças, o Detranzinho levará atividades como o trajeto educativo com o Mini Bug, pintura de sinais de trânsito nas mãos e na face e brincadeiras como a roleta e a amarelinha de trânsito.
As primeiras cidades atendidas serão Juti (16/06) e Naviraí (18/06).
Qualidade de Vida
O projeto “Viva a Vida MS” faz parte da Política Estadual de Promoção da Qualidade de Vida em MS, instituída por decreto pelo governador André Puccinelli, em dezembro de 2008. Entre as finalidades da Política está levar conhecimento e reflexão para a população, desencadeando uma ação transformadora e buscando resultados mais efetivos e eficazes.
Alguns municípios da região sul-fronteira e cone-sul foram escolhidos por possuírem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).